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Uma carta fora do baralho. Porto fica de fora dos planos de retoma da TAP

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Apesar da TAP ter a intenção repor voos em outubro e de criar seis novas rotas já no verão de 2021, estas não deverão passar pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, que só terá uma rota. O novo arranque da companhia aérea vai ser centralizado em Lisboa no aeroporto Humberto Delgado. O Governo já tinha criticado esta estratégia antes.

Segundo o Jornal de Notícias, a TAP vai mesmo assentar o seu plano de retoma de atividade no aeroporto de Lisboa. Assim a companhia aérea deixa de fora o aeroporto do Porto, que apenas poderá contar com uma nova rota, com início em dezembro, para a ilha do Sal, em Cabo Verde, o que faz com que o porto fique de fora do plano de recuperação da companhia aérea.

A TAP deverá retomar um conjunto de ligações já em outubro, tanto para a Europa como África, Brasil e EUA, e o deverá criar seis novas rotas para destinos turísticos no próximo ano – mas tudo isto a partir do aeroporto Humberto Delgado. Contudo, a companhia afirma que as novas rotas previstas até ao primeiro trimestre do ano de 2021, irão ligar apenas Lisboa/Maceió e Porto/Sal – revela o JN.

Em entrevista ao JN, Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto explica que “o Governo, aparentemente, demitiu-se de ter qualquer opinião nas decisões estratégicas de retoma de voos da TAP”, criticando duramente a atuação do Governo nesta matéria.

Nuno Botelho lembra que o ministério de Pedro Nuno Santos tinha prometido reverter a política centralizadora da TAP, para evitar que, no Norte, a companhia aérea seja substituída por companhias privadas low-cost.

No site da empresa pode-se verificar que em outubro vão ser retomadas diversas ligações para Bilbau, Oslo, Chicago, Porto Alegre, Natal e Maputo, mas tudo a partir de Lisboa. Também deverão ser aumentados, o número de voos de Lisboa para grandes centros urbanos como Paris, Londres, Rio de Janeiro ou São Paulo.

Ao Jornal de Notícias, fonte da companhia aérea esclarece que “as únicas rotas que a TAP anunciou, com início entre outubro e março, são Lisboa/Maceió e Porto/Sal”. De acordo com a mesma fonte, “a TAP acompanha a evolução dinâmica da pandemia e os seus impactos operacionais”.

ZAP //

 

12 Comments

  1. Só a designação da companhia aérea está errada: TAP -Transportes Aéreos de Portugal deve ser corrigida para o que efectivamente é TAL Transportes Aéreos de Lisboa!…

    • Os portistas – não confundir com portuenses e nortenhos – são tão criativos que não devem ter qualquer dificuldade em criar uma companhia aérea regional. As rotas aéreas internacionais, operadas a partir do Porto, são todas deficitárias, alguém tem que pagar estes desperdícios que visam apenas a satisfação de elites regionais. Portugal, como país, é do tamanho de uma mesa, qual o problema de uma ligação, por exemplo, Porto-Lisboa-Frankfurt? Claro que os “ofendidos” são os mesmos que fizeram Portugal perder a Agência Europeia do Medicamento e ainda queriam o Infarmed como prémio.

      • Nunca gostei , nem é minha norma responder a quem se esconde por trás de letras!
        Apenas lhe quero dizer que não precisamos da TAP, as outras companhias de aviação fazem o seu trabalho.
        Não tenha maus sonhos com os Nortenhos. Descanse em paz.

      • Olha este bacoco mal educado, vê se baixas as orelhas e falas com respetinho. Essa tal companhia regional que referes já existe, é mesmo a TAL. O problema é que está a ser paga com o dinheiro de todos por supostamente ser uma empresa nacional. Só que não. Mas pelos vistos a TAL operando só de Lisboa dá muito lucro, são rios de dinheiro sim sim. E já que não te custa fazer escalas, porque não fazemos então Lisboa-Porto-Frankfurt? É que o resto da Europa é para Norte, sabes? Sei que te custa a ideia de Lisboa não ser no centro, mas é verdade, olha lá para o mapa, coragem vá…

      • E, os cretinos – não confundir com lisboetas e sulistas – mesmo sem serem criativos, já têm a sua companhia aérea regional…ainda que, paga com o dinheiro maioritariamente dos nortenhos/portuenses/regionalistas e/ou, como os cretinos gostam de insinuar… provincianos!!!
        Somos esses termos todos com muito orgulho… menos cretinos!! Isso deixamos para ti…

  2. A TAP foi sempre uma companhia do regime. Agora é uma companhia do governo. De esquerda ou de direita tanto dá, o que interessa é que chova muito dinheirinho.
    Por mim, podem ficar por lá, só lamento é que seja com o dinheiro de todos nós. Temos outras companhias cá por cima, que respondem às necessidades com eficácia, competência e simpatia. O que falta à tal da Tap.

  3. Pois…
    Mas o problema é sempre o mesmo: TODOS pagam! Sejam do Norte, Centro, Sul ou ilhas!!!!! Afinal o estado continua a ser o principal acionista da TAP!
    Assim, o problema é que temos 3 aeroportos no continente (com capacidade para aviões de grande porte e volume significativo de passageiros) e, para não variar, o bolo não é repartido de forma igual por todos.
    Então e que tal se os impostos dos contribuintes das regiões que não são servidas pelo aeroporto de Lisboa não forem pagos enquanto se mantiver esta disparidade? Sempre seria mais justo!
    Porque é que os utilizadores do aeroporto de Lisboa, por exmplo para o vôo referido por AS mais atrás nos comentários, não fazem Lisboa-Porto-Frankfurt? Acho que a distancia Porto-Lisboa é a mesma que Lisboa-Porto…
    Só me admira como é que sendo o estado o principal acionista e não concordando publicamente com as decisões da administração aceita estas “tretas”!

  4. A TAP não é nem pode ser um instrumento de governo direcionada a região de Lisboa, a reestruturação com injeção de capital é dos portugueses, logo deve ter um serviço abrangente aos aeroportos de Portugal. O que está mal é os governos PS quererem controlar o que lhes é de interesse, para outras empresas lucrar. Com que fim Deus lá saberá, no caso os políticos. Isto é um ataque ao nosso pequeno país periférico da restante união dos 27 fazendo que no futuro sejamos ainda mais pequenos no desenvolvimento.

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