Uma carta fora do baralho. Porto fica de fora dos planos de retoma da TAP

Apesar da TAP ter a intenção repor voos em outubro e de criar seis novas rotas já no verão de 2021, estas não deverão passar pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, que só terá uma rota. O novo arranque da companhia aérea vai ser centralizado em Lisboa no aeroporto Humberto Delgado. O Governo já tinha criticado esta estratégia antes.

Segundo o Jornal de Notícias, a TAP vai mesmo assentar o seu plano de retoma de atividade no aeroporto de Lisboa. Assim a companhia aérea deixa de fora o aeroporto do Porto, que apenas poderá contar com uma nova rota, com início em dezembro, para a ilha do Sal, em Cabo Verde, o que faz com que o porto fique de fora do plano de recuperação da companhia aérea.

A TAP deverá retomar um conjunto de ligações já em outubro, tanto para a Europa como África, Brasil e EUA, e o deverá criar seis novas rotas para destinos turísticos no próximo ano – mas tudo isto a partir do aeroporto Humberto Delgado. Contudo, a companhia afirma que as novas rotas previstas até ao primeiro trimestre do ano de 2021, irão ligar apenas Lisboa/Maceió e Porto/Sal – revela o JN.

Em entrevista ao JN, Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto explica que “o Governo, aparentemente, demitiu-se de ter qualquer opinião nas decisões estratégicas de retoma de voos da TAP”, criticando duramente a atuação do Governo nesta matéria.

Nuno Botelho lembra que o ministério de Pedro Nuno Santos tinha prometido reverter a política centralizadora da TAP, para evitar que, no Norte, a companhia aérea seja substituída por companhias privadas low-cost.

No site da empresa pode-se verificar que em outubro vão ser retomadas diversas ligações para Bilbau, Oslo, Chicago, Porto Alegre, Natal e Maputo, mas tudo a partir de Lisboa. Também deverão ser aumentados, o número de voos de Lisboa para grandes centros urbanos como Paris, Londres, Rio de Janeiro ou São Paulo.

Ao Jornal de Notícias, fonte da companhia aérea esclarece que “as únicas rotas que a TAP anunciou, com início entre outubro e março, são Lisboa/Maceió e Porto/Sal”. De acordo com a mesma fonte, “a TAP acompanha a evolução dinâmica da pandemia e os seus impactos operacionais”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Só a designação da companhia aérea está errada: TAP -Transportes Aéreos de Portugal deve ser corrigida para o que efectivamente é TAL Transportes Aéreos de Lisboa!…

    • Os portistas – não confundir com portuenses e nortenhos – são tão criativos que não devem ter qualquer dificuldade em criar uma companhia aérea regional. As rotas aéreas internacionais, operadas a partir do Porto, são todas deficitárias, alguém tem que pagar estes desperdícios que visam apenas a satisfação de elites regionais. Portugal, como país, é do tamanho de uma mesa, qual o problema de uma ligação, por exemplo, Porto-Lisboa-Frankfurt? Claro que os “ofendidos” são os mesmos que fizeram Portugal perder a Agência Europeia do Medicamento e ainda queriam o Infarmed como prémio.

      • Nunca gostei , nem é minha norma responder a quem se esconde por trás de letras!
        Apenas lhe quero dizer que não precisamos da TAP, as outras companhias de aviação fazem o seu trabalho.
        Não tenha maus sonhos com os Nortenhos. Descanse em paz.

      • Olha este bacoco mal educado, vê se baixas as orelhas e falas com respetinho. Essa tal companhia regional que referes já existe, é mesmo a TAL. O problema é que está a ser paga com o dinheiro de todos por supostamente ser uma empresa nacional. Só que não. Mas pelos vistos a TAL operando só de Lisboa dá muito lucro, são rios de dinheiro sim sim. E já que não te custa fazer escalas, porque não fazemos então Lisboa-Porto-Frankfurt? É que o resto da Europa é para Norte, sabes? Sei que te custa a ideia de Lisboa não ser no centro, mas é verdade, olha lá para o mapa, coragem vá…

      • E, os cretinos – não confundir com lisboetas e sulistas – mesmo sem serem criativos, já têm a sua companhia aérea regional…ainda que, paga com o dinheiro maioritariamente dos nortenhos/portuenses/regionalistas e/ou, como os cretinos gostam de insinuar… provincianos!!!
        Somos esses termos todos com muito orgulho… menos cretinos!! Isso deixamos para ti…

  2. A TAP foi sempre uma companhia do regime. Agora é uma companhia do governo. De esquerda ou de direita tanto dá, o que interessa é que chova muito dinheirinho.
    Por mim, podem ficar por lá, só lamento é que seja com o dinheiro de todos nós. Temos outras companhias cá por cima, que respondem às necessidades com eficácia, competência e simpatia. O que falta à tal da Tap.

  3. Pois…
    Mas o problema é sempre o mesmo: TODOS pagam! Sejam do Norte, Centro, Sul ou ilhas!!!!! Afinal o estado continua a ser o principal acionista da TAP!
    Assim, o problema é que temos 3 aeroportos no continente (com capacidade para aviões de grande porte e volume significativo de passageiros) e, para não variar, o bolo não é repartido de forma igual por todos.
    Então e que tal se os impostos dos contribuintes das regiões que não são servidas pelo aeroporto de Lisboa não forem pagos enquanto se mantiver esta disparidade? Sempre seria mais justo!
    Porque é que os utilizadores do aeroporto de Lisboa, por exmplo para o vôo referido por AS mais atrás nos comentários, não fazem Lisboa-Porto-Frankfurt? Acho que a distancia Porto-Lisboa é a mesma que Lisboa-Porto…
    Só me admira como é que sendo o estado o principal acionista e não concordando publicamente com as decisões da administração aceita estas “tretas”!

  4. A TAP não é nem pode ser um instrumento de governo direcionada a região de Lisboa, a reestruturação com injeção de capital é dos portugueses, logo deve ter um serviço abrangente aos aeroportos de Portugal. O que está mal é os governos PS quererem controlar o que lhes é de interesse, para outras empresas lucrar. Com que fim Deus lá saberá, no caso os políticos. Isto é um ataque ao nosso pequeno país periférico da restante união dos 27 fazendo que no futuro sejamos ainda mais pequenos no desenvolvimento.

RESPONDER

CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de …

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …