Carta aberta defende legalização da canábis para fins medicinais

Uma carta aberta pede a legalização da canábis para fins medicinais. O documento já recolheu cerca de cem assinaturas, na sua maioria profissionais de saúde. O Parlamento vai discutir o tema esta quinta-feira.

A carta aberta em defesa da legalização da canábis para fins de medicinais conta com cerca de cem subscritores, praticamente todos ligados à área da saúde. No documento, a que a Lusa teve acesso e que foi divulgado pelo Público, os subscritores lembram os “inúmeros feitos medicinais” da planta.

“A investigação científica tem revelado dados consistentes sobre os efeitos benéficos desta planta no controlo da dor, na regulação do apetite, no controlo de sintomas associados a doenças neuromusculares, na diminuição dos efeitos secundários negativos que resultam de tratamentos oncológicos, entre muitas outras situações”, recordam.

Os signatários salientam ainda que a legalização permitiria o acesso em condições reguladas e com garantia de qualidade e segurança. “Por tudo isto, consideramos que a legalização da canábis para fins medicinais deve avançar rapidamente e tornar-se uma realidade em Portugal”, defendem.

Os subscritores, entre eles o médico João Semedo, o primeiro presidente do Infarmed, José Aranda da Silva, e o médico e presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Henrique Barros, recordam que muitos países já legalizaram a prescrição da canábis, como o Canadá, a Dinamarca a Argentina e o México.

“Nestes países, a canábis pode ser utilizada pelos médicos como uma ferramenta terapêutica eficaz e segura. Infelizmente, esta ainda não é uma realidade em Portugal”, afirmam numa carta aberta divulgada na semana em que a Assembleia da República vai debater projetos de lei do BE e do PAN sobre a matéria.

O médico oncologista Jorge Espírito Santo e o advogado e professor de psicologia criminal Carlos Poiares também fazem parte da lista de subscritores, além de diversos investigadores e utilizadores de canábis para fins terapêuticos.

Segundo o Público, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, não quis comentar uma carta que não conhece, assim como os projetos de lei que vão a debate.

Ainda assim, lembrou que “a Ordem tem em estudo um parecer do conselho nacional da política do medicamento, que será votado pelo conselho nacional executivo, com as situações em que o uso de canábis medicinal pode ser benéfico e com evidência científica e que questões devem ser salvaguardadas”.

Esta é uma medida “baseada em evidência científica e na experiência internacional, que irá acrescentar uma opção importante ao arsenal terapêutico disponível para as situações em causa”, insistem os signatários, apelando aos partidos representados na Assembleia da República para que “tornem esta medida possível“.

A carta surge na mesma semana em que o Parlamento se prepara para debater, esta quinta-feira, dois projetos de lei e um projeto de resolução para a despenalização da canábis para fins medicinais.

O tema ganhou visibilidade quando, no final do ano passado, o BE deu a conhecer que ia avançar com um projeto de lei e promoveu uma audição pública sobre a legalização.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu defendo o uso medicinal e recreativo!!
    Com a legalização, o Estado da Califórnia estima receitas de 1,4 mil milhões de dólares só em 2018!!
    Uma receita que vai ajudar a equilibrar as contas públicas da Califórnia (que estão muito más) e também ajudaria as contas publicas portugueses – além de regular o mercado (que toda a gente sabe que existe)!!

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …