/

Carta aberta a Bolsonaro pede proteção dos povos indígenas da Amazónia

Uma carta aberta a Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, exige a proteção dos povos da Amazónia. A missiva foi assinada por Madonna, Oprah e Maryl Streep.

Várias personalidades, desde atores a cientistas, assinaram uma carta onde exigem a Jair Bolsonaro “ação imediata” para evitar uma “ameaça extrema à sobrevivência” das comunidades indígenas da Amazónia. Sebastião Salgado, o fotojornalista mentor da iniciativa, garante que estamos muito perto de “assistir a um genocídio”.

“Há cinco séculos, estes grupos étnicos foram dizimados por doenças levadas pelo colonizadores europeus. Agora, com este novo flagelo a espalhar-se rapidamente pelo Brasil, podem desaparecer completamente porque não têm meios para combater a covid-19”, salienta a carta enviada ao Presidente brasileiro e que, segundo o Observador, já foi assinada por Oprah Winfrey, Meryl Streep e Paul McCartney.

“As comunidades indígenas nunca estiveram tão em risco. O governo não tem qualquer respeito pelos territórios indígenas”, referiu Salgado em entrevista ao The Guardian, indicando ainda que a administração de Bolsonaro tem levado a cabo vários cortes orçamentais que retiraram a proteção que ainda existia nestas povoações.

“No Ruanda, vimos um violento genocídio, um ataque, onde as pessoas foram fisicamente assassinadas. O que vai acontecer no Brasil também vai significar a morte dos indígenas”, concluiu.

“Não há nada que proteja os povos indígenas do risco de genocídio causado por uma infeção introduzida por forasteiros que entram na terra deles ilegalmente”, lê-se na carta.

O fotojornalista pede a criação de uma taskforce liderada pelos militares que impeça a entrada de intrusos em áreas protegidas e espera que a pressão internacional acabe por forçar o governo de Jair Bolsonaro a tomar uma atitude, tal como aconteceu o ano passado com a questão dos incêndios na Amazónia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.