Carro proveniente de Espanha tentou atropelar SEF e GNR na fronteira. Ocupantes em fuga

Tiago Petinga / Lusa

As autoridades portuguesas estão à procura dos ocupantes do veículo que, no sábado, entrou ilegalmente em Portugal e tentou atropelar os militares da GNR e os inspetores do SEF que estavam no posto de fronteira.

De acordo com o semanário Expresso, um carro de alta cilindrada entrou ilegalmente em Portugal pela fronteira de Vila Verde de Paiva, em Chaves, na madrugada deste sábado, e o seu condutor tentou atropelar os militares da GNR e os inspetores do SEF que se encontravam destacados no local.

“Hoje [sábado], pelas pelas 03h10, em Vila Verde de Raia, uma viatura não obedeceu à ordem de paragem na fronteira, tendo entrado sem autorização em território nacional. A referida viatura, de marca Mercedes Benz de alta cilindrada, de cor cinza claro e tejadilho preto, com dois a três ocupantes, ao aproximar-se do local de controlo, acendeu os máximos e acelerou bruscamente na minha direção, não obedecendo à ordem de paragem, obrigando-me a saltar para a outra faixa de rodagem”, lê-se na comunicação escrita por um membro das autoridades do posto de fronteira, citada pelo jornal.

Na altura, uma viatura da GNR no local iniciou de imediato a perseguição ao veículo, que não tinha matrícula traseira. As autoridades nacionais estão, neste momento, a tentar recolher mais informações sobre o paradeiro dos ocupantes.

Apesar de ainda não haver provas de que se tratem das mesmas pessoas, o Expresso destaca que, no passado dia 4 de junho, as autoridades francesas enviaram um comunicado à polícia espanhola que dava conta da fuga de três cidadãos perigosos, sinalizados por homicídio com arma de fogo, delitos contra a propriedade, ordem pública e segurança do Estado.

Entretanto, o Centro de Cooperação Policial de Castro Marim/Ayamonte fez chegar às autoridades portuguesas essa mesma informação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …