Crise dos combustíveis. Carro do Príncipe Carlos funciona com queijo e vinho

(dr) Clarence House

Carlos, Príncipe de Gales

A meio de uma complicada crise de combustíveis no Reino Unido, o Príncipe Carlos revela que o seu velho Aston Martin funciona graças a um biocombustível feito com sobras de vinho e soro de queijo.

O Príncipe Carlos assumiu publicamente, por diversas vezes, as suas preocupações ambientais e agora, em entrevista à BBC na antecipação da Cimeira do Clima COP26, revela como se tem esforçado por reduzir a sua pegada de carbono.

Quando confrontado com o jornalista com o facto de que aquecer um palácio exige o uso de “muito gás”, o Príncipe Carlos relata que vem tentando, “desde há muito tempo, garantir que o aquecimento é feito da forma mais sustentável possível“.

Assim, nota que tem implementado sistemas de aquecimento que funcionam por caldeira de biomassa e painéis solares.

Carlos também sublinha que não come “carne e peixe dois dias por semana” e que não ingere lacticínios “um dia por semana”.

Além disso, refere que adaptou o Aston Martin que detém há cerca de cinco décadas para funcionar com uma mistura de sub-produtos derivados de restos de vinho branco inglês e de soro de queijo.

É uma espécie de combustível real feito com 85% de bioetanol e 15% de gasolina sem chumbo, uma mistura conhecida como E85, conforme revela o jornal britânico The Guardian.

Solução pitoresca, mas pouco séria

Mas esta solução do Príncipe não é escalonável para aplicar de forma abrangente nos transportes, conforme realçam especialistas ouvidos pelo referido jornal.

“A solução pitoresca do Príncipe Charles para descarbonizar o seu Aston Martin, usando uma alta mistura de bioetanol feita de queijo e de resíduos de vinho, não deve ser confundida com uma solução séria para descarbonizar veículos”, alerta Greg Archer, o director do grupo europeu T&E que faz campanha pelo uso de energia limpa nos transportes, em declarações ao The Guardian.

Em grande escala, os biocombustíveis fazem mais mal do que bem, levando ao desmatamento e à mudança no uso da terra que piora a crise climática”, aponta ainda Greg Archer que acredita que a melhor solução são os carros eléctricos movidos a energia renovável.

O consultor Chris Mallins, especialista em sustentabilidade, também destaca as boas intenções do Príncipe Carlos no incentivo da utilização das energias limpas, mas refere que para transformar vinho e queijo, ou outras sobras alimentares em biocombustíveis realmente sustentáveis, será necessária “uma tecnologia mais avançada”.

The Guardian lembra que o supermercado Morrisons fechou a sua bomba de combustível bioetanol E85 depois de ter sido a primeira do tipo no Reino Unido em 2007.

Em contrapartida, o uso de óleo vegetal hidrotratado (HVO) está em crescimento no mercado de transporte britânico, nomeadamente em veículos pesados de mercadorias, aponta o jornal.

Também há autoridades locais a apostarem na conversão de veículos de recolha de lixo a diesel, entre outras viaturas, para usarem combustível à base de óleo vegetal, frisa ainda a mesma fonte.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo acredita na aprovação do OE2022, mas não descarta cenário de eleições antecipadas

O Presidente da República alertou hoje que um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 "muito provavelmente" conduziria à dissolução do parlamento e a eleições antecipadas, com "seis meses de paragem na vida nacional". Em …

Pandora Papers. Morais Sarmento corrige a declaração de rendimentos e património no TC

Nuno Morais Sarmento, vice-presidente de Rui Rio, pediu ao Tribunal Constitucional que sejam acrescentadas as participações sociais que tem em três empresas moçambicanas. De acordo com o jornal Expresso, a alteração surge na sequência dos Pandora …

Pegadas mais antigas de pré-humanos identificadas em Creta

As pegadas mais antigas já conhecidas de pré-humanos foram encontradas na ilha de Creta, na Grécia, e têm pelo menos seis milhões de anos. As pegadas em questão foram descobertas, em 2017, perto da aldeia de …

Enfermeira a preparar uma vacina

Vacina russa de dose única com 70% de eficácia contra variante Delta

A vacina russa contra a covid-19 de dose única, Sputnik Light, apresenta 70% de eficácia contra a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 três meses após a inoculação, anunciou hoje um laboratório daquele país. Segundo o Centro …

Três selecções apuradas para o Mundial 2022 (mas Will Grigg não vai ao Qatar)

Qatar e Alemanha já estavam qualificadas e a Dinamarca completou o trio. Irlanda do Norte está fora destas contas. A Dinamarca já assegurou a qualificação para a fase final do Mundial 2022. A confirmação - do …

Santuário de Fátima repleto na primeira peregrinação sem restrições

A peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, que hoje termina, está a decorrer "dentro da normalidade" e sem registo de incidentes, informou a GNR. Esta é a primeira que se realiza sem restrições …

Nuvem de dióxido de enxofre do vulcão de La Palma chega à Península Ibérica

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que uma nuvem de dióxido de enxofre, proveniente do vulcão Cumbre Vieja, em ilha La Palma, nas Canárias, atingiu a Península Ibérica. A informação …

Papa aprova milagre e abre caminho à beatificação de João Paulo I

O Papa Francisco autorizou esta quarta-feira a promulgação do decreto relativo ao milagre atribuído a João Paulo I (Albino Luciani), nascido em 17 de outubro de 1912 em Forno di Canale (hoje Canale d'Agordo, Itália) …

Pedro Nuno defende que OE2022 é "talvez o melhor" - e "seria muito mau se não fosse aprovado"

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, considerou hoje que o Orçamento do Estado (OE) para 2022 é "talvez o melhor" deste Governo e "seria muito mau para o país se não …

Exames de acesso ao ensino superior podem ser usados durante quatro anos

Os exames nacionais vão poder ser utilizados na candidatura ao acesso ao ensino superior durante quatro anos após a sua realização, sendo que os alunos que optem por repetir as provas podem escolher a melhor …