/

O carro para as massas de Musk acabou de ser anunciado… pela Volkswagen

4

A Volkswagen acabou de anunciar o lançamento do aguardado ID. 2all para 2025. O novo automóvel elétrico vai custar menos de 25 mil euros.

A Tesla estará a trabalhar num veículo novo e ainda mais acessível, o Model 2, que deve custar cerca de 25 mil dólares — um pouco menos de 24 mil euros. O novo automóvel pode tornar-se a galinha dos ovos de ouro da Tesla, atraindo toda uma nova falange de clientes que não tinha possibilidades de comprar um veículo da Tesla.

Acontece que a Volkswagen antecipou-se à empresa de Elon Musk e acabou de anunciar o novo Volkswagen ID. 2all. A fabricante automóvel anunciou que o novo veículo chega em 2025 e terá versões a custar menos de 25 mil euros. 

De tração dianteira, o novo modelo tem uma autonomia até 450 quilómetros e um motor elétrico de 166 kW, com 226 cavalos de potência.

A bateria deverá ter capacidade de carregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos. O carregamento doméstico e em postos públicos em corrente alternada pode ser feito até 11 kW.

O ID. 2all deverá fazer dos 0 aos 100 km/h em 7 segundos, tendo velocidade limitada aos 160 km/h. No entanto, a versão mais económica, abaixo dos 25 mil euros, não deverá ter estas características.

O automóvel afasta-se das linhas mais quadradas que caracterizavam os modelos anteriores. A mudança é talvez sinal da troca do diretor de design, com Andreas Mindt a substituir Jozef Kaban.

A Volkswagen também trocou de CEO. Thomas Schäfer parece querer reavivar a ideia de que a Volkswagen é, como o seu nome indica, o “carro do povo”.

“Estamos a transformar a empresa […] com o objetivo claro de fazer da Volkswagen uma verdadeira ‘marca para amar’. O ID. 2all mostra onde queremos levar a marca […]. Vamos implementar essa transformação num ritmo acelerado para fazer chegar a mobilidade elétrica às massas”.

Este será um dos dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Só este ano já estão previstos o novo ID.3, o ID. Buzz e a berlina ID.7.

A marca alemã já está a trabalhar noutro modelo, ainda mais barato, abaixo dos 20 mil euros, mas não apontou uma data para o lançamento.

Daniel Costa, ZAP //

4 Comments

  1. Enquanto isto temos o Dacia Spring por 20 mil e ninguém fala disto. A VW anunciar algo é totalmente diferente de fazê-lo de facto.

      • Parece-me que a noticia nos induz em erro porque elenca um conjunto de características que o carro terá (autonomia, potencia, etc) e a seguir nos diz que «No entanto, a versão mais económica, abaixo dos 25 mil euros, não deverá ter estas características.». Falta saber a que se referem. No limite, a versão mais barata, pode até ter autonomia semelhante ao Spring. É esperar para ver.

        Quanto a qualidade, esse é um tema absolutamente subjetivo. Do seu lado parece achar que a VW é um exemplo a seguir, enquanto eu, do meu, entendo que qualquer carro de qualidade inferior a um Classe E, não devia sequer ser construído. Nessa medida, nunca compraria um VW porque a qualidade geral (salvo raras exceções), é muito, muito má.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.