Tesla está a criar uma galinha de ovos de ouro para dominar o mercado

9

(dr) Tesla

Tesla Model 3

O novo Model 2 da Tesla poderá só chegar em 2025, mas terá um preço bastante acessível. Elon Musk quer dizimar a concorrência.

O ano de 2023 marcou o início de uma guerra de preços de Elon Musk contra as fabricantes automóveis. O Model 3, que custava praticamente 55 mil euros, desceu para 45 mil euros. O preço do Model Y também baixou, de 50 mil para 47 mil euros. Os preços dos Model S e Model X também baixaram.

“Ganhámos mais economias de escala a nível global”, justifica a Tesla em comunicado. “A produção local de veículos continua a aumentar”.

Esta foi a justificação oficial da empresa. No entanto, Musk também queria apertar o cerco às fabricantes tradicionais, como Ford e GM. Embora possa ser demasiado cedo para festejar, a estratégia parece estar a resultar.

A Tesla começou a reduzir os preços em meados de janeiro. Em março, voltou a reduzir os preços do Modelo X e do Modelo S pela segunda vez no mesmo ano, em 10 mil e 5 mil dólares, respetivamente.

A Ford foi a única a seguir a Tesla no corte de preços dos veículos elétricos em 2023, reduzindo o valor da sua gama Mustang Mach-E plug-in entre cerca de 1% e 8,8%.

Cortes drásticos de preços, como os da Tesla, visam derrubar os rivais e aumentar a participação no mercado, escreve a Business Insider. A dimensão dos cortes da Tesla, contudo, sugere que a empresa está a tentar dominar todo o setor — não apenas o dos veículos elétricos.

“Existe um grande número de pessoas que querem comprar um carro da Tesla, mas não o podem pagar”, disse Elon Musk durante a apresentação dos resultados do quarto trimestre da Tesla, em janeiro. “Essas mudanças de preços realmente fazem a diferença para o consumidor médio”.

Os resultados revelaram que, em relação ao trimestre entre outubro e dezembro, os lucros aumentaram 59%, para 3,4 mil milhões de euros. A empresa fechou o ano passado com uma subida de 128% nos lucros. Foram 11,5 mil milhões de euros, mais do dobro dos 5,5 mil milhões de euros em 2021.

A Tesla estará agora a trabalhar num veículo novo e ainda mais acessível, que deve custar cerca de 25 mil dólares — um pouco menos de 24 mil euros. O novo automóvel pode tornar-se a galinha dos ovos de ouro da Tesla, atraindo toda uma nova falange de clientes que não tinha possibilidades de comprar um veículo da Tesla.

O site TopElectricSUV escreve que alguns acionistas temem, no entanto, que o novo carro só chegue ao mercado daqui a dois anos, em 2025.

“O futuro Model 2 de preço mais baixo é a chave para ir atrás das massas, com a galinha dos ovos de ouro a ser um veículo abaixo de 30 mil dólares”, disse Dan Ives, analista da Wedbush à Insider. “É o mundo da Tesla e todos pagam aluguer”.

ZAP //

9 Comments

  1. É importante referir que o preço em Portugal será sempre muito mais elevado dados os custos de importação e impostos, como se vê pelos preços atuais do Model 3.

      • Se a estupidez pagasse imposto…… A Tesla é só a marca q revoluciou o setor automóvel e q todos os outros vão copiando. Acresce q é graças a ela q o preço dos carros eléctricos tem descido bastante nos ultimos anos. A Nokia foi durante 15 anos a melhor marca de telemóveis, q não soube reagir ao aparecimento dos ecrãs tateis lançados pela Aple

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.