Carro elétrico inteligente não poluente luso-brasileiro em desenvolvimento

joseruifelizardo.com

-

O centro português de Inovação CEIIA e a energética brasileiro-paraguaia Itaipu vão desenvolver um carro elétrico inteligente não poluente que funcionará como transporte público, reduzirá os custos da mobilidade das famílias e poderá ser pago na fatura do mês.

Chamam-lhe revolucionário, porque não é apenas um carro elétrico, mas um veículo “inteligente” e com zero emissões que introduz um novo paradigma da mobilidade, baseado na partilha, ou seja, em que o condutor deixa de ser o proprietário e passa a utilizador sempre que assim o desejar, podendo até reservá-lo para determinadas ocasiões e pagando apenas as suas deslocações no final do mês.

“Um dia quando entramos no nosso carro – não quando o adquirimos, mas na fatura da eletricidade, ou quando deixarmos de pagar os nossos seguros da forma como os pagamos mas em função do uso – lembraremos que houve um dia, o dia 14 de março de 2014, em que assinámos um protocolo que permite exatamente isso”, disse o presidente do CEIIA, centro português de excelência na área automóvel e da aeronáutica, Rui Felizardo.

O CEIIA desenvolveu o protótipo do carro elétrico inteligente, em cooperação nomeadamente com a Universidade do Minho, e assinou hoje um protocolo para o seu desenvolvimento com a Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e a segunda maior barragem do mundo, com uma área de proteção do tamanho 100 mil estádios de futebol (100 mil hectares).

Com diversas valências, os novos carros vão estar ligados pela plataforma de gestão integrada de mobilidade inteligente, ou seja, vão poder comunicar entre si informações, como por exemplo o trânsito, o dióxido de carbono e os espetáculos que existem em determinadas zonas.

joseruifelizardo.com

Assinatura de protocolo de parceria entre o CEIIA e a ITAIPU, em Curitiba (Brasil), para o desenvolvimento de projetos de mobilidade inteligente. José Rui Felizardo assinou em nome do CEIIA. Do lado latino-americano, assinaram o protocolo Jorge Miguel Samek, diretor-geral da ITAIPU Brasil, e James Spalding, diretor-geral da ITAIPU Paraguai.

Assinatura de protocolo de parceria entre o CEIIA e a ITAIPU, em Curitiba (Brasil), para o desenvolvimento de projetos de mobilidade inteligente. José Rui Felizardo assinou em nome do CEIIA. Do lado latino-americano, assinaram o protocolo Jorge Miguel Samek, diretor-geral da ITAIPU Brasil, e James Spalding, diretor-geral da ITAIPU Paraguai.

Rui Felizardo explica que o objetivo é industrializar o veículo, estando para já o foco no mercado da América Latina, a começar pelo Brasil e Paraguai, mas não esconde “o orgulho” que terá em ver este “novo” transporte público a circular em Portugal.

Sobre o valor do investimento, os eventuais fabricantes e parceiros para a sua produção e as datas em que os veículos poderão estar ao serviço da população nada disse, mas avançou que seguramente os carros vão começar a circular até 2020, num projeto que tem três fases.

A primeira fase corresponde à monitorização e carregamento, a segunda é a partilha dos veículos e a terceira a industrialização e teste de novas soluções.

DR Itaipu

Margareth Groff

A diretora financeira executiva da Itaipu, Margareth Groff

“Portugal foi um país visionário e hoje começa a dar sinais. Não há um construtor no mundo que não esteja a desenvolver um carro elétrico. A quota de mercado do carro elétrico vai ser crescente e significativa”, antecipou Rui Felizardo.

A diretora financeira executiva da Itaipu, Margareth Groff, sublinhou que o projeto, que reúne os três países, “é um grande desafio”.

“O carro elétrico vai existir no mundo e temos que estar na frente. Não podemos deixar de o fazer, é uma necessidade para o planeta e muda completamente a mentalidade”, disse, não adiantando também quais os futuros parceiros, apenas admitindo que a Renault “é o importante parceiro dentro da produção do Twizy“, havendo outros, nomeadamente a Fiat.

A Itaipu Binacional produz num ano a energia necessária para dois anos de consumo em Portugal ou dois dias a nível mundial e tem um orçamento anual de 4 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Ronaldo, Bernardo e Félix estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo e Félix são nomeados para o prémio da …