Carrilho condenado a pagar multa de 2400 euros por agressões a pedopsiquiatra

Tiago Petinga / Lusa

O ex-ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho

O ex-ministro da Cultura foi condenado, esta quarta-feira, a uma pena de multa de 2.400 euros pelo crime de ofensa à integridade física, no processo em que era acusado de ter agredido o pedopsiquiatra Pedro Strecht.

Manuel Maria Carrilho foi condenado a pagar uma multa no valor de 2.400 euros, em substituição de uma pena de oito meses de prisão por agressão a Pedro Strecht.

O caso remonta a janeiro de 2016 quando o antigo ministro da Cultura agrediu e insultou o pedopsiquiatra, que deu um parecer sobre o estado psicológico dos filhos do arguido durante o processo de divórcio com a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães.

As agressões aconteceram no intervalo de uma das sessões do julgamento do processo de promoção da proteção da guarda dos dois filhos.

Em dezembro, o antigo ministro foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher, com a juíza do processo a considerar que não havia provas suficientes para uma condenação. Carrilho era ainda acusado de 23 crimes de difamação.

Antes, no final de outubro, o ex-ministro tinha sido condenado a quatro anos de prisão, com pena suspensa, pelo crime de violência doméstica num outro processo movido pela apresentadora, por factos ocorridos já depois do divórcio.

O ex-ministro foi assim ilibado de quase todos os crimes que lhe eram imputados, menos um, de difamação, relacionado com declarações que prestou à comunicação social sobre o alegado problema de alcoolismo de Bárbara Guimarães.

Foi condenado a 150 dias de multa, num total de 900 euros, e ainda ao pagamento de uma indemnização de três mil euros por danos não patrimoniais à ex-mulher.

“Chega para mim ao fim um verdadeiro calvário de quatro anos em que tantas falsidades se espalharam, assentes em provas que não existiram e numa vítima que se revela tratar-se de uma falsa vítima“, realçou, na altura, à saída do tribunal.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.