Carreiras chama “traidor” a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como “traidor” e considera que, “se e quando decidir voltar”, Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD.

Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, prevê a vitória de Rui Rio na segunda volta das diretas no PSD e considera que Pedro Passos Coelho voltará a unir o partido, “se e quando quiser regressar”.

Numa conversa com a Lusa e o jornal espanhol Voz da Galiza, à margem da apresentação do plano de eventos e investimentos do concelho de Cascais para 2020, Carreiras, que apoiou Miguel Pinto Luz, seu vice-presidente na autarquia, na primeira volta das diretas, e está agora com Luís Montenegro, manifestou a convicção de que Rio sairá vitorioso no próximo sábado.

“Toda a gente sabe que não é o meu candidato, e acho que é a pior solução para o PSD, mas acho que irá ganhar”, assumiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, apesar de alertar que o sufrágio poderá ficar “ferido na sua legitimidade” com o anunciado boicote entre os sociais-democratas da Madeira.

“A surpresa será não ganhar”, disse, antevendo um partido “muito fragmentado” e prometendo não calar as suas opiniões. Carlos Carreiras lembrou que os votos dos sociais-democratas madeirenses poderiam fazer a diferença numa segunda volta renhida entre Rio e Montenegro, mas com o boicote poderá pairar a dúvida sobre quem é o candidato preferido dos militantes.

Carreiras voltou a classificar Rui Rio como “traidor“, por ter alinhado com a extrema-esquerda durante o período de intervenção externa da troika, e a manifestar apoio a Luís Montenegro na segunda volta.

Questionado sobre um eventual regresso à política partidária do ex-primeiro-ministro e líder do PSD Pedro Passos Coelho, de quem foi vice-presidente e coordenador autárquico, Carlos Carreiras mostrou-se convicto de que o partido se unirá à sua volta.

“Se e quando Pedro Passos Coelho decidir voltar, tenho a certeza de que o partido estará unido” a apoiá-lo, sublinhou, embora recordando problemas do foro pessoal do ex-primeiro-ministro que o poderão manter afastado da vida política ativa.

Na quarta-feira, num artigo de opinião no publicado no jornal i, Carreiras manifestou apoio a Montenegro, na segunda volta das diretas, para pôr fim ao “Socialistão” em Portugal. No artigo, o presidente do município de Cascais defende que o atual PSD liderado por Rui Rio não existe como alternativa, é “a antítese do projeto de Sá Carneiro” e está “a milhas do partido grande, de Cavaco Silva, e reformista, de Pedro Passos Coelho.”

Já na noite de quarta-feira, o autarca foi o convidado especial de uma sessão com militantes da candidatura de Montenegro, em Oeiras, na qual procurou marcar as diferenças entre os dois candidatos que vão disputar a segunda volta das eleições diretas.

“Nunca vi Luís Montenegro ou os seus apoiantes a participarem em sessões na Aula Magna com a extrema-esquerda (…), não vi Luís Montenegro a fazer campanhas por outros candidatos a concorrer contra o partido, não o vi em nenhuma ação contra o PSD, o mesmo não posso dizer de Rui Rio e dos seus próximos”, disse, alertando que o PSD com o atual líder pode vir a tornar-se “completamente irrelevante”.

“Se nem Roma pagou aos traidores, porque é que o PSD há de agora pagar aos traidores?”, questionou.

Rui Rio e Luís Montenegro disputam, este sábado, a segunda volta das diretas do partido. O atual presidente do PSD foi o candidato mais votado na primeira volta, com 49,02% dos votos, enquanto o antigo líder parlamentar conseguiu 41,42%. Miguel Pinto Luz, o terceiro candidato mais votado, obteve 9,55% (3.030 votos).

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Com esta gente raivosa, sem carácter, sem escrúpulos, alguém acredita no PSD se esta malta tomar outra vez conta do partido ? Vale tudo ?

  2. «…é “a antítese do projeto de Sá Carneiro”…» – Carlos Carreiras in ZAP aeiou

    Se o cidadão Francisco Sá Carneiro fosse vivo, mandava-o a si, dar a volta ao bilhar grande.

    «…e está “a milhas do partido grande, de Cavaco Silva, e reformista, de Pedro Passos Coelho.”…» – Carlos Carreiras in ZAP aeiou

    Que exemplos fantásticos o sr. Carreiras foi buscar, dois dos muitos idiotas úteis dos neoliberais que por aí andam, que possuem um currículo invejável de destruição da economia e da estrutura laboral do país, bem como fortes ligações e incentivos à corrupção em Portugal através das suas más políticas e da criação de esquemas e negócios ruinosos para o Estado.

  3. Mais um artista da “seita” que se governou bem enquanto esmifravam os portugueses!…
    Claro que o melhor para isso é o Passos e companhia… o Rio, como não alinha com os interesses de certos grupos, é um traidor!!

RESPONDER

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação post mortem após veto de Marcelo

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um novo decreto sobre a inseminação post mortem, com propostas de alteração do PS, BE, PCP, PAN e PEV para responder às dúvidas levantadas pelo Presidente da República no veto …

PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, na manhã desta sexta-feira, buscas na provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para "recuperação de documentação", no decurso de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Fonte …

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …