O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais poderoso do que o computador da Apollo 11.

Forrest Heller comparou comparou as especificações de três adaptadores disponíveis no mercado com as configurações das máquinas de direcionamento da Apollo 11.

De um lado, estava o carregador de 18W do Google Pixel, o adaptador de 40W SuperCharge da Huawei e o Anker PowerPort Atom PD2. Do outro, o AGC, sigla para “computador de direcionamento da Apollo 11”, que tinha o tamanho de uma caixa de sapatos e pesava pouco mais de 30 quilos.

Levando em conta o poder bruto, Heller descobriu que o mais fraco dos carregadores da lista (Pixel) é 10 vezes mais poderoso do que o AGC. O adaptador possui um processador Weltrend WT6630P com clock de 10 MHz, enquanto que a máquina construída pela NASA alcançava uns meros 1,024 MHz.

O carregador mais poderoso da comparação, da Anker, opera a 48 MHz com CPU Cypress CYPD4225, enquanto o intermediário da Huawei traz o Richtek RT7205 com 22,7 MHz, descreve o CanalTech.

No que diz respeito à memória, o modelo da Anker é o mais eficiente, com 8 KB de RAM e 128 KB de armazenamento Flash. Em comparação, o computador da Apollo 11 traz, respetivamente, 4 KB e 72 KB. No entanto, neste requisito, os modelos da Google e da Huawei ficaram para trás – mas por pouco.

O engenheiro adverte que estas comparações de processamento só demonstram uma parte da questão, uma vez que seria impossível carregar o software de direcionamento da NASA diretamente num carregador de telemóvel.

Além disso, os adaptadores (mesmo o modelo mais potente) seriam incapazes de sobreviver à velocidade de mais de 38 mil km/h da Apollo 11. Este é só mais um dos motivos pelos quais o AGC foi uma máquina construída à medida e uma explicação para o seu peso em relação ao tamanho – o que o tornou resistente a forças g e completamente pronto para um lançamento espacial.

O especialista lembra ainda que o AGC controlava a nave inteira, com centenas de cabos e periféricos conectados, enquanto que o carregador mais potente usado nesta comparação tem apenas duas portas USB e é capaz de realizar uma única tarefa de cada vez.

Apesar da comparação, certo é que, no final das contas, a vitória continua a ser da NASA, a única com um computador capaz de levar os astronautas à Lua e trazê-los de volta sãos e salvos.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Que artigo tão fraquinho… O especialista avisa que… tinha muitos cabos e controlava a nave toda, algo que o carregador não faz. Seriam incapazes de sobreviver à velocidade… O peso e dimensão tornou-o resistente às forças da descolagem… deve ser um especialista em máquinas de lavar, e daqueles que só opinam.

    • Neste assunto, uns acreditam que foram à Lua nestas missões.
      Outros não acreditam… portanto é tudo uma questão de fé?

      Não é apenas fé, são os argumentos baseados em provas. Certo…

      Contudo…acontece que todas essas provas são falsificáveis, mesmo na altura o eram. Com isto não digo que são falsas, apenas refiro que havia na altura capacidade ser falsa, inclusive os vídeos.

      Portanto, voltamos ao início, pois quem acredita que sim baseia-se em provas que acreditam serem verdadeiras. Isso não faz delas verdadeiras.

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …