//

Carne, leite e ovos podem ficar mais caros devido ao aumento do custo das rações

A Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA) alerta que os produtos de origem animal como é o caso da carne, leite e ovos podem ficar mais caros devido ao aumento do preço das rações.

José Romão Braz, presidente da IACA, explicou à TSF que o setor agropecuário está a ser afetado pela subida no custo das matérias-primas que são a base da alimentação animal.

Produtos como o milho, o trigo, a cevada e as oleaginosas (soja, girassol e colza) têm registado “subidas acentuada nos mercados internacionais”, de entre 35% a 40% em média, desde o final de 2020.

“A nossa preocupação é que esta realidade se venha a repercutir também nos produtos finais que chegam ao consumidor. Mais cedo ou mais tarde, se os atuais preços a nível internacional se mantiverem, é aquilo que vai acontecer”, alerta José Romão Braz.

O aumento dos preços deve-se à crescente procura da China, em especial de milho e soja, que está a tentar “repor stocks internos e promover a produção de alimentos a nível interno”. “São as dinâmicas do mercado normais”, apenas não eram expectáveis este ano devido à pandemia, refere Romão Braz, acrescentando que o “fator China”, com que não se contava, “alterou as regras do jogo”.

O responsável lembra que esta situação não é uma novidade, uma vez que no passado se verificou que os “preços mais altos das matérias-primas também são um incentivo dos agricultores para semearem mais em todo o mundo e normalmente há um ajustamento da oferta face à procura”.

Para já, não se sabe quando haverá o aumento de preços nos produtos de origem animal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.