Veterinários ameaçam greve “para o resto do ano”. Carne fresca pode faltar (e subir de preço)

O sindicato que representa os veterinários e inspetores sanitários da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) ameaçou este domingo avançar com novas “e mais prolongadas” ações de luta “que podem determinar a falta de carne fresca no mercado nacional”.

Os veterinários e inspetores sanitários estiveram em greve nacional durante cinco dias, de terça-feira a sábado, mantendo-se a greve ao trabalho extraordinário e suplementar até 31 de julho e “com grandes possibilidades de se prolongar durante o resto do ano“, avisa o sindicato.

A adesão à greve de cinco dias convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) “foi particularmente significativa na região sul (Lisboa) tendo aderido, no país todo, cerca de 50% do pessoal inspetivo“, com impacto nos matadouros, que nalguns casos encerraram e noutros funcionaram a “meio gás”, disseram à Lusa os delegados sindicais Graça Martins e Juan Pisano.

Já a greve ao trabalho extraordinário e suplementar deverá afetar os matadouros no feriado de 25 de abril, próxima quinta-feira, estimando o sindicato que “não irá haver abate em praticamente nenhum matadouro de frangos da região de Viseu”, maior polo avícola da Europa, segundo a mesma fonte.

O sindicato exige a criação da carreira especial inspetiva da DGAL, entre outras reivindicações, tendo o Governo agendado com a estrutura sindical uma reunião para terça-feira, dia 23.

“Caso no dia 23 o Governo não se comprometa a resolver as nossas reivindicações” poderão “vir novas e mais prolongadas ações de luta durante o ano de 2019, que podem determinar a falta de carne fresca no mercado nacional e internacional, assim como um eventual aumento do preço da carne fresca no mercado nacional, em resultado da diminuição da oferta de carne por motivo da redução dos abates nos matadouros portugueses”, avisam os delegados sindicais.

Além da criação da carreira especial inspetiva na DGAV, o sindicato exige “o fim da descentralização/municipalização das competências da DGAV, pela revogação imediata do Decreto-lei n.º 20/2019” e o “cumprimento na íntegra” do despacho relativo ao pagamento das ajudas de custo, deslocações em serviço externo e o subsídio de turno.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …