Carlos César e filho investigados por alegadas irregularidades em negócios entre o Governo dos Açores e empresas privadas

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do PS, Carlos César

O presidente do PS e deputado socialista, Carlos César, e o filho Francisco César, deputado do PS nos Açores, estarão a ser investigados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Ponta Delgada.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, em causa estarão suspeitas relacionadas com irregularidades em negócios que terão envolvido o Governo Regional dos Açores e empresas privadas e a atribuição de subsídios públicos a privados, na altura em que Carlos César foi presidente do Executivo regional.

“Confirma-se a existência do inquérito com o NUIPC 2390/17.7T9PDL, o qual se encontra em investigação, sem arguidos constituídos e sujeito a segredo de justiça”, confirmou o Ministério Público na Comarca dos Açores ao CM.



Segundo o matutino, estarão a ser investigadas suspeitas da prática de crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, abuso de poder e branqueamento de capitais.

O processo envolverá também a investigação de vários empresários açorianos devido eventuais a negócios que terão envolvido apoios do Governo Regional dos Açores. Entre os negócios sob suspeita, estarão investimentos realizados na área da hotelaria.

O inquérito terá sido aberto pelo DIAP de Ponta Delgada em julho de 2017 e já terão sido ouvidas várias testemunhas.

Carlos César foi presidente do Governo Regional do PS entre 1996 e 2012. O filho Francisco é deputado do PS na Assembleia Regional dos Açores desde 2008, tendo sido líder do grupo parlamentar.

Atualmente, Carlos César é presidente do PS desde 2014 e um dos braços direitos do primeiro-ministro António Costa.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …

PAN acusa partidos de boicotarem ida de Rui Pinto à comissão do Novo Banco

André Silva fala em sucessivos adiamentos do agendamento da audição ao hacker, pedida pelo PAN, o que leva o deputado a referir “manobras e expedientes dilatórios”. Como recorda o Público, o PAN foi o único partido …

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …