Carlos César e filho investigados por alegadas irregularidades em negócios entre o Governo dos Açores e empresas privadas

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do PS, Carlos César

O presidente do PS e deputado socialista, Carlos César, e o filho Francisco César, deputado do PS nos Açores, estarão a ser investigados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Ponta Delgada.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, em causa estarão suspeitas relacionadas com irregularidades em negócios que terão envolvido o Governo Regional dos Açores e empresas privadas e a atribuição de subsídios públicos a privados, na altura em que Carlos César foi presidente do Executivo regional.

“Confirma-se a existência do inquérito com o NUIPC 2390/17.7T9PDL, o qual se encontra em investigação, sem arguidos constituídos e sujeito a segredo de justiça”, confirmou o Ministério Público na Comarca dos Açores ao CM.



Segundo o matutino, estarão a ser investigadas suspeitas da prática de crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, abuso de poder e branqueamento de capitais.

O processo envolverá também a investigação de vários empresários açorianos devido eventuais a negócios que terão envolvido apoios do Governo Regional dos Açores. Entre os negócios sob suspeita, estarão investimentos realizados na área da hotelaria.

O inquérito terá sido aberto pelo DIAP de Ponta Delgada em julho de 2017 e já terão sido ouvidas várias testemunhas.

Carlos César foi presidente do Governo Regional do PS entre 1996 e 2012. O filho Francisco é deputado do PS na Assembleia Regional dos Açores desde 2008, tendo sido líder do grupo parlamentar.

Atualmente, Carlos César é presidente do PS desde 2014 e um dos braços direitos do primeiro-ministro António Costa.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …