Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do “super-juiz”, avança o Correio da Manhã.

De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos Alexandre foi um dos muitos alvos de Rui Pinto. O pirata informático, libertado na semana passada, entrou no email do magistrado e acedeu a alguns processos.

Porém, de acordo com o jornal, o juiz disse que não tinha nada a esconder e, por isso, não quis avançar com um procedimento criminal. Este facto, ocorrido meses antes dos processos chegarem ao Tribunal Central, onde foi proposta a suspensão por dois anos, fez com que o juiz já não fosse ‘parte’.

Assim, acrescenta o CM, pôde autorizar a suspensão, proposta pelo Ministério Público, e permitir o acordo inédito na Justiça portuguesa. O arguido, que desde 8 de abril se encontrava em prisão domiciliária e proibido de aceder à Internet, ficará numa casa-abrigo do programa de proteção de testemunhas.

No último domingo, o mesmo diário também avançou que a Polícia Judiciária iria recrutar o pirata informático para ser investigador do Estado, colaborando nos grandes casos de corrupção e “disponibilizando as suas perícias informáticas”. Uma informação que, depois, foi negada por esta polícia.

O hacker, criador do Football Leaks, vai ser julgado, em setembro, por 90 crimes: um de tentativa de extorsão, seis de acesso ilegítimo, 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência e um de sabotagem informática.

No início de junho, o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) negou provimento ao recurso do Ministério Público e manteve a decisão instrutória, proferida a 17 de janeiro, que pronunciou o pirata informático por 90 crimes e não pelos 147 que constavam da acusação do MP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …