Há caranguejos mutantes e zangados a invadir a costa dos EUA (e são verdes)

(CC0/PD) David Reed / Pixabay

Carcinus maenas é uma espécie nativa da Europa

Uma espécie agressiva de caranguejo verde está a invadir as águas do estado norte-americano de Maine, deixando um rasto de destruição nos habitats e ecossistemas aquáticos.

Os caranguejos (Carcinus maenas) ameaçam várias espécies, como mexilhões azuis, moluscos de casca mole e os canteiros de eelgrass da costa rochosa de Maine.

Além dos estragos no ambiente, os crustáceos são ainda extremamente desagradáveis, tendo sido várias vezes apelidados de zangados ou até mesmo furiosos. Os investigadores que trabalham com a espécie explicam que os caranguejos ,em vez de se esconder face às ameaças, apressam-se a mostrar as suas pinças.

“Sempre que preparava para apanhar um caranguejo, estes tentavam atacar-me”, disse Louis Logan, da University of New England, em Maine, em declarações à Associated Press.

Markus Frederich, professor no mesmo estabelecimento de enino, acrescentou: “O que nós estamos a ver são níveis insanos de agressividade“.

Espécie invasora

Os caranguejos, que medem cerca de 13 centímetros de comprimento, pertencem a uma mesma espécie que vive há muito tempo nas águas de Maine. No entanto, nos últimos anos uma população geneticamente distinta desta espécie viajou desde o sul da Nova Escócia e do Canadá até Maine, aponta uma pesquisa liderada por Frederich.

De acordo com o Departamento de Recursos Marinhos de Maine, estes caranguejos não-nativos alimentam-se de animais marinhos que são importantes para a economia do estado – como mexilhões e moluscos. Além disso, os invasores destroem o habitat de algumas espécies de plantas nativas, como o eelgrass.

Os especialistas estimam que a espécie tenha chegado à América do Norte em 1800 através de água dos lastros de navios oriundos da Europa. Contudo, foi na última década que a população de caranguejos verdes explodiu em Maine, um fenómeno associado provavelmente ao aumento da temperatura dos oceanos. Um padrão semelhante a este ocorreu na década quente de 1950.

O Departamento de Recursos Marinhos está agora a tentar deter os danos causados, incentivando os municípios a capturar e a remover os caranguejos da zona. A iniciativa, que está a ser articulada com o Corpo de Engenheiros do Exército norte-americano, pretende instalar cercas, de forma a manter os caranguejos invasores longe dos leitos onde vivem outros crustáceos particularmente valiosos.

Em simultâneo, a equipa de investigação está a trabalhar para perceber por que motivo são os “recém-chegados” da Escócia tão mais agressivos do que os caranguejos verdes que já vivam em Maine. Os investigadores estão a tentar perceber de que forma a temperatura e a salinidade das águas altera os comportamentos desta espécie.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal também havia uma espécie de presidente de clube, zangado e mutante, que invadia tudo e mais alguma coisa, e também era verde.

  2. Se fosse eu que lá vivesse, desde que fossem comestíveis e saborosos, controlava a população num instante…. ahahahahahahahahaha

  3. Penso que se enganaram na origem desses verdinhos…..cá para mim foram enviados por um tal ex presidente de um clube tuga, para eliminar a nova direcção desse mesmo clube, mas não se sabe porquê, foram parar aos EUA…..GPS avariados??? hahahaha…há que pôr o pessoal bem disposto.

  4. Bemmmm na Figueira da Foz de onde sou, existem aos milhares por todas as águas do Mondego (água doçe) e zonas envolventes e posso confirmar que são um grande petisco! Com umas Minis a acompanhar e esta uma festa orientada! Mas são realmente furiosos!

RESPONDER

Câmara de Lisboa admite que SMS da EMEL foi uma situação "excecional"

A Proteção Civil municipal "considerou relevante" utilizar a base de dados da EMEL para enviar a SMS sobre os riscos da tempestade Leslie, "dada a necessidade de alertar o maior número de pessoas", revelou o …

China diz que campos de reeducação no Xinjiang servem para "treinos vocacionais"

O governador da região do Xinjiang, extremo noroeste da China, descreveu hoje o internamento massivo de membros da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigure como um "sistema de formação" que "salva" do extremismo religioso. Shohrat …

Rio acusa Governo de "partidarização" ao escolher Galamba para secretário de Estado

O presidente do PSD, Rio Rio, acusou esta segunda-feira o Governo de estar a “partidarizar a pasta da Energia”, reagindo a notícias que dão conta de que o deputado do PS João Galamba é o …

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …