Há caranguejos mutantes e zangados a invadir a costa dos EUA (e são verdes)

(CC0/PD) David Reed / Pixabay

Carcinus maenas é uma espécie nativa da Europa

Uma espécie agressiva de caranguejo verde está a invadir as águas do estado norte-americano de Maine, deixando um rasto de destruição nos habitats e ecossistemas aquáticos.

Os caranguejos (Carcinus maenas) ameaçam várias espécies, como mexilhões azuis, moluscos de casca mole e os canteiros de eelgrass da costa rochosa de Maine.

Além dos estragos no ambiente, os crustáceos são ainda extremamente desagradáveis, tendo sido várias vezes apelidados de zangados ou até mesmo furiosos. Os investigadores que trabalham com a espécie explicam que os caranguejos ,em vez de se esconder face às ameaças, apressam-se a mostrar as suas pinças.

“Sempre que preparava para apanhar um caranguejo, estes tentavam atacar-me”, disse Louis Logan, da University of New England, em Maine, em declarações à Associated Press.

Markus Frederich, professor no mesmo estabelecimento de enino, acrescentou: “O que nós estamos a ver são níveis insanos de agressividade“.

Espécie invasora

Os caranguejos, que medem cerca de 13 centímetros de comprimento, pertencem a uma mesma espécie que vive há muito tempo nas águas de Maine. No entanto, nos últimos anos uma população geneticamente distinta desta espécie viajou desde o sul da Nova Escócia e do Canadá até Maine, aponta uma pesquisa liderada por Frederich.

De acordo com o Departamento de Recursos Marinhos de Maine, estes caranguejos não-nativos alimentam-se de animais marinhos que são importantes para a economia do estado – como mexilhões e moluscos. Além disso, os invasores destroem o habitat de algumas espécies de plantas nativas, como o eelgrass.

Os especialistas estimam que a espécie tenha chegado à América do Norte em 1800 através de água dos lastros de navios oriundos da Europa. Contudo, foi na última década que a população de caranguejos verdes explodiu em Maine, um fenómeno associado provavelmente ao aumento da temperatura dos oceanos. Um padrão semelhante a este ocorreu na década quente de 1950.

O Departamento de Recursos Marinhos está agora a tentar deter os danos causados, incentivando os municípios a capturar e a remover os caranguejos da zona. A iniciativa, que está a ser articulada com o Corpo de Engenheiros do Exército norte-americano, pretende instalar cercas, de forma a manter os caranguejos invasores longe dos leitos onde vivem outros crustáceos particularmente valiosos.

Em simultâneo, a equipa de investigação está a trabalhar para perceber por que motivo são os “recém-chegados” da Escócia tão mais agressivos do que os caranguejos verdes que já vivam em Maine. Os investigadores estão a tentar perceber de que forma a temperatura e a salinidade das águas altera os comportamentos desta espécie.

ZAP // LiveScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal também havia uma espécie de presidente de clube, zangado e mutante, que invadia tudo e mais alguma coisa, e também era verde.

  2. Se fosse eu que lá vivesse, desde que fossem comestíveis e saborosos, controlava a população num instante…. ahahahahahahahahaha

  3. Penso que se enganaram na origem desses verdinhos…..cá para mim foram enviados por um tal ex presidente de um clube tuga, para eliminar a nova direcção desse mesmo clube, mas não se sabe porquê, foram parar aos EUA…..GPS avariados??? hahahaha…há que pôr o pessoal bem disposto.

  4. Bemmmm na Figueira da Foz de onde sou, existem aos milhares por todas as águas do Mondego (água doçe) e zonas envolventes e posso confirmar que são um grande petisco! Com umas Minis a acompanhar e esta uma festa orientada! Mas são realmente furiosos!

RESPONDER

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …