/

Os caranguejos eremitas estão a enfrentar uma crise habitacional inesperada

1

A população de caranguejos eremitas cresceu tanto, no sul da Tailândia, que estes crustáceos não encontram conchas para morar. Alguns chegaram mesmo a “mudar-se” para pedaços de lixo.

Com o aparecimento da pandemia da covid-19, a Tailândia viu os números de turistas reduzirem significativamente, o que, por sua vez, fez com que a população de caranguejos eremitas no sul do país explodisse.

Mas agora são tantos, conta a agência France-Presse (AFP), citada pelo site Science Alert, que o Mu Koh Lanta National Park está a apelar aos locais para doarem conchas para que estes crustáceos tenham um sítio onde morar (geralmente, vivem dentro das conchas descartadas por outros animais).

“A razão pela qual precisamos de conchas é o aumento do número de caranguejos eremitas. Penso que são dezenas de milhares“, disse o diretor do parque, Veerasak Srisatjung, à agência francesa.

A situação é tão inesperada que alguns caranguejos ‘mudaram-se’ para pedaços de lixo como, por exemplo, latas, garrafas de vidro ou tampas.

Com o apelo feito à população tailandesa, estima-se que, até agora, já tenham sido conseguidos 200 quilos de conchas. E, segundo a AFP, quem quiser poderá voluntariar-se para ajudar a distribuir as conchas num evento especial a 5 de dezembro, dia em que se celebra o Dia dos Pais na Tailândia.

A chegada do novo coronavírus trouxe alterações na vida animal. Em junho, a mesma agência também tinha noticiado que, com a falta das bananas tradicionalmente oferecidas pelos turistas, os macacos de Lopburi tornaram-se violentos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.