Praga de caracóis impede entrada de carros da Mercedes-Benz na Austrália

AfroBrazilian / wikimedia

Caracóis da espécie Xerolenta obvia.

Uma praga de caracóis no interior de carros da marca Mercedes-Benz impediu a entrada dos veículos na Austrália. As 900 unidades foram devolvidas à Europa num caso insólito que representa um prejuízo de 45 milhões de euros para a marca alemã.

Alguns dos 900 carros da marca Mercedes-Benz, incluindo desportivos e limusinas, chegaram à Austrália com caracóis no seu interior. A praga foi detectada por profissionais de bio-segurança em “inspecções de rotina”, como avança o jornal australiano Illawarra Mercury.

O Ministério da Agricultura da Austrália foi imediatamente alertado para a presença do molusco conhecido cientificamente como Xerolenta obvia.

Estes caracóis terrestres encontram-se, habitualmente, no sudeste europeu, em países como Itália, República Checa, Polónia, Eslováquia e Ucrânia, e são considerados pelo Governo australiano “uma praga de importância agrícola e ambiental” que pode afectar a flora e a fauna locais.

Deste modo, os carros ficaram retidos em quarentena, e a sua importação para a Austrália foi suspensa. Foram devolvidos ao porto de origem em Zeebrugge, Bruxelas, na Bélgica, dentro de contentores específicos e após fumigação, para evitar que contaminem outras mercadorias.

A situação representa um prejuízo da ordem dos 45 milhões de euros para a Mercedes-Benz que já anunciou que está a investigar como é que os caracóis se instalaram nos veículos.

Os carros chegaram a diferentes portos australianos, designadamente em Port Kembla, Fremantle, Melbourne e Brisbane, tendo sido transportados por navios diferentes.

Esta espécie de caracol “é conhecida por se alimentar de uma extensa variedade de culturas”, incluindo “alfafa, tremoço, trevo, trigo, cevada e árvores frutíferas”, explica o Departamento da Agricultura da Austrália.

“O seu estabelecimento na Austrália representa um risco de contaminação das culturas por infestações de caracóis e a transmissão de patogénicos vegetais que podem prejudicar o sector agrícola”, refere ainda a entidade.

A espécie pode também estar infectada por “parasitas que não estão presentes na Austrália”, nomeadamente larvas que podem contaminar cabras e ovelhas, representando assim um risco para o gado, como destaca o mesmo Departamento.

Não é a primeira vez que uma espécie animal acarreta problemas para marcas de carros. As marcas Mazda e Toyota já tiveram problemas com aranhas.

Em 2014 e em 2011, a Mazda teve que recolher mais de 90 mil carros devido à presença de aranhas no circuito de alimentação de vários carros. As suas teias podiam provocar fugas de gás.

Em 2013, também a Toyota recolheu 800 mil veículos devido à presença de aranhas nos motores.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …