Cápsula do tempo com 100 anos descoberta na estátua de Colombo em Buenos Aires

wallyg / Flickr

Monumento a Cristóvão Colombo no pariqe Colón em Monserrat, Buenos Aires, com a Casa Rosada, o palácio presidencial da Argentina,  ao fundo.

Monumento a Cristóvão Colombo no parque Colón em Monserrat, Buenos Aires, com a Casa Rosada, o palácio presidencial da Argentina, ao fundo.

Pergaminhos, moedas, jornais argentinos e italianos e livros de há quase 100 anos compõem o tesouro descoberto esta sexta-feira num cofre de chumbo escondido debaixo do monumento de Cristóvão Colombo, em frente à sede do Governo argentino, em Buenos Aires.

No meio de uma polémica sobre a deslocação da estátua, a Presidência argentina indicou hoje que funcionários e representantes da comunidade italiana abriram esta ‘cápsula do tempo’ que guardava objetos enterrados na cripta do monumento após a sua inauguração, em 1921.

Entre as relíquias, encontram-se também dois filmes que dão testemunho das obras do conjunto escultórico, medalhas, notas e selos da época, que foram guardados em duas caixas herméticas no Museu do Bicentenário até que se decida o seu destino definitivo.

“Estas peças têm um valor difícil de calcular, porque o seu valor acrescentado é dado pela passagem do tempo. No entanto, têm um enorme simbolismo porque representam os objetos queridos e pensados que escolheram para depositar ali as pessoas que inauguraram este monumento tão importante”, sintetizou o diretor do museu, Juan José Ganduglio.

O secretário-geral da Presidência argentina, Óscar Parrilli, expressou o desejo de que se possa decidir “o mais rapidamente possível” a nova localização da estátua de Colombo, construída em mármore de Carrara e cal e pesando 623 toneladas.

A última proposta do executivo argentino é transferir o monumento para a frente do Aeroparque Jorge Newbery de Buenos Aires, o aeroporto de voos domésticos da capital argentina, uma localização que ainda não recebeu ‘luz verde’ do Governo portenho nem das associações italianas.

O conjunto escultórico foi desmontado há meses e está a ser submetido a um processo de restauro pelo artista argentino Domingo Tellechea.

No lugar que o descobridor ocupou durante 93 anos, o executivo liderado por Cristina Kirchner pretende instalar uma estátua da guerrilheira da Independência Juana Azurduy, natural da cidade boliviana de Sucre, financiada com um milhão de dólares dados pelo Governo da Bolívia.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez seja dar uma olhada à do Maximiano,que nos foi impingida pela de D,Pedro IV.
    A nossa burrice já vem de longe,mas agora com governantes cheios de ideias luminosas,talvez fosse oportuna uma pesquisa ao monumento.

RESPONDER

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …