Cápsula do tempo com 100 anos descoberta na estátua de Colombo em Buenos Aires

wallyg / Flickr

Monumento a Cristóvão Colombo no pariqe Colón em Monserrat, Buenos Aires, com a Casa Rosada, o palácio presidencial da Argentina,  ao fundo.

Monumento a Cristóvão Colombo no parque Colón em Monserrat, Buenos Aires, com a Casa Rosada, o palácio presidencial da Argentina, ao fundo.

Pergaminhos, moedas, jornais argentinos e italianos e livros de há quase 100 anos compõem o tesouro descoberto esta sexta-feira num cofre de chumbo escondido debaixo do monumento de Cristóvão Colombo, em frente à sede do Governo argentino, em Buenos Aires.

No meio de uma polémica sobre a deslocação da estátua, a Presidência argentina indicou hoje que funcionários e representantes da comunidade italiana abriram esta ‘cápsula do tempo’ que guardava objetos enterrados na cripta do monumento após a sua inauguração, em 1921.

Entre as relíquias, encontram-se também dois filmes que dão testemunho das obras do conjunto escultórico, medalhas, notas e selos da época, que foram guardados em duas caixas herméticas no Museu do Bicentenário até que se decida o seu destino definitivo.

“Estas peças têm um valor difícil de calcular, porque o seu valor acrescentado é dado pela passagem do tempo. No entanto, têm um enorme simbolismo porque representam os objetos queridos e pensados que escolheram para depositar ali as pessoas que inauguraram este monumento tão importante”, sintetizou o diretor do museu, Juan José Ganduglio.

O secretário-geral da Presidência argentina, Óscar Parrilli, expressou o desejo de que se possa decidir “o mais rapidamente possível” a nova localização da estátua de Colombo, construída em mármore de Carrara e cal e pesando 623 toneladas.

A última proposta do executivo argentino é transferir o monumento para a frente do Aeroparque Jorge Newbery de Buenos Aires, o aeroporto de voos domésticos da capital argentina, uma localização que ainda não recebeu ‘luz verde’ do Governo portenho nem das associações italianas.

O conjunto escultórico foi desmontado há meses e está a ser submetido a um processo de restauro pelo artista argentino Domingo Tellechea.

No lugar que o descobridor ocupou durante 93 anos, o executivo liderado por Cristina Kirchner pretende instalar uma estátua da guerrilheira da Independência Juana Azurduy, natural da cidade boliviana de Sucre, financiada com um milhão de dólares dados pelo Governo da Bolívia.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez seja dar uma olhada à do Maximiano,que nos foi impingida pela de D,Pedro IV.
    A nossa burrice já vem de longe,mas agora com governantes cheios de ideias luminosas,talvez fosse oportuna uma pesquisa ao monumento.

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …