Cápsula da Apollo 11 foi digitalizada em 3D para que todos a possam explorar

NASA

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

Instituto Smithsonian conseguiu digitalizar em 3D a cápsula que levou os astronautas da missão Apollo 11 à Lua.

A missão Apollo 11 representa um marco na história da Humanidade e, por isso, a sua cápsula foi digitalizada em 3D em alta-resolução para efeitos de preservação e também para permitir que todos a possam explorar.

Este módulo de comando foi responsável por levar os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins até à Lua e trazê-los de volta.

Desde 1971 que permanecia praticamente intocada e protegida, mas o instituto Smithsonian decidiu que estava na hora de disponibilizar esta relíquia da exploração espacial em maior detalhe e para todo o mundo.

A ideia era simples mas a sua realização nem tanto.

O processo de digitalizar em 3D o interior da cápsula depressa se revelou um desafio, pois existem inúmeras áreas que ficam escondidas de um scan 3D “normal”, para além de existirem muitas superfícies reflectoras, que também complicam o processo.

No total, foi necessário recorrer a sete métodos diferentes de digitalização, para conseguir registar para a posteridade todos os detalhes deste módulo de comando.

Durante o processo foram descobertas algumas preciosidades como, por exemplo, coisas rabiscadas pelos astronautas durante a missão.

Para além do Command Module da Apollo 11 poder ser explorado online, a NASA também disponibiliza modelos VR que podem ser vistos usando o Google Cardboard ou Gear VR, e até modelos que os fãs poderão imprimir em 3D.

Este projeto foi a forma encontrada pelo Smithsonian para celebrar a chegada à Lua, que este ano completa o seu 47º. aniversário.

ZAP / Aberto Até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …