Cápsula da Apollo 11 foi digitalizada em 3D para que todos a possam explorar

NASA

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

Instituto Smithsonian conseguiu digitalizar em 3D a cápsula que levou os astronautas da missão Apollo 11 à Lua.

A missão Apollo 11 representa um marco na história da Humanidade e, por isso, a sua cápsula foi digitalizada em 3D em alta-resolução para efeitos de preservação e também para permitir que todos a possam explorar.

Este módulo de comando foi responsável por levar os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins até à Lua e trazê-los de volta.

Desde 1971 que permanecia praticamente intocada e protegida, mas o instituto Smithsonian decidiu que estava na hora de disponibilizar esta relíquia da exploração espacial em maior detalhe e para todo o mundo.

A ideia era simples mas a sua realização nem tanto.

O processo de digitalizar em 3D o interior da cápsula depressa se revelou um desafio, pois existem inúmeras áreas que ficam escondidas de um scan 3D “normal”, para além de existirem muitas superfícies reflectoras, que também complicam o processo.

No total, foi necessário recorrer a sete métodos diferentes de digitalização, para conseguir registar para a posteridade todos os detalhes deste módulo de comando.

Durante o processo foram descobertas algumas preciosidades como, por exemplo, coisas rabiscadas pelos astronautas durante a missão.

Para além do Command Module da Apollo 11 poder ser explorado online, a NASA também disponibiliza modelos VR que podem ser vistos usando o Google Cardboard ou Gear VR, e até modelos que os fãs poderão imprimir em 3D.

Este projeto foi a forma encontrada pelo Smithsonian para celebrar a chegada à Lua, que este ano completa o seu 47º. aniversário.

ZAP / Aberto Até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …

"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, deixou duras críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas. Para José Abraão, o Partido Socialista não valoriza o papel dos sindicatos. …