Cápsula Crew Dragon já está a caminho da Estação Espacial Internacional

A cápsula espacial da empresa SpaceX foi lançada, esta sexta-feira, por um foguetão Falcon 9 com destino à Estação Espacial Internacional (EEI), levando a bordo quatro astronautas.

O Falcon 9 descolou do centro espacial Kennedy, na Florida, Estados unidos, às 05h49 (10h49 em Lisboa), depois do adiamento do lançamento por um dia devido às condições meteorológicas adversas, tornando-se o terceiro voo tripulado de uma cápsula espacial da SpaceX, empresa privada dirigida pelo magnata Elon Musk.

Na Crew Dragon seguem o francês Thomas Pesquet, que cumprirá a sua segunda missão na Estação Espacial Internacional, os norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur (comandante e piloto de voo, respetivamente) e o japonês Akihiko Hoshide.

A tripulação desta missão ficará seis meses na EEI, onde a Crew Dragon deverá acoplar este sábado às 10h10 (hora de Lisboa), juntando-se ao norte-americano Mark Vande Hei e aos russos Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, da Roscosmos, os membros da Expedição 65.

A SpaceX já tem mais compromissos com a NASA nos próximos tempos. Em outubro, deverá transportar os astronautas Raja Chari, Tom Marshburn e Matthias Maurer, além de um quarto tripulante que ainda não foi anunciado.

Estes têm sido dias bons para a empresa de Musk. No último fim-de-semana, foi anunciado que o magnata fechou um contrato de 2,9 mil milhões de dólares com a NASA para a próxima missão tripulada à Lua.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.