Capital da Lituânia transforma-se em cidade-esplanada

A capital da Lituânia, Vilnius, vai transformar a cidade num café ao ar livre, cedendo grande parte do espaço público a proprietários de cafés e restaurantes.

Vilnius vai abrir a cidade à restauração. Remigijus Šimašius, presidente da câmara local, anunciou que cafés e restaurantes vão poder usar o espaço público predeterminado por toda a cidade sem prejudicar o distanciamento do social recomendado em plena pandemia de covid-19.

Vamos ajudar a manter Vilnius viva“, disse o governante, adiantando que estes estabelecimentos vão poder usar as esplanadas desde que cumpram regras rigorosas de segurança e distanciamento mínimo entre clientes.

Os proprietários dos espaços de restauração tinham grandes reservas em abrir ao público, devido ao facto de os espaços de esplanadas legais e concessionados serem, em grande parte dos casos, muito pequenos. Abrir um restaurante com uma ou duas mesas não compensaria, relata o The Guardian.

No entanto, Šimašius arranjou uma solução: abrir ruas, praças e largos às esplanadas. “Abrimos desde já todos os espaços públicos da cidade às esplanadas dos cafés: praças, largos, ruas; os cafés perto destes locais poderão colocar mesas sem qualquer taxação ou licença paga durante toda a temporada e assim conseguirem trabalharem.”

[Please scroll down for English version]Padėkime išlaikyti Vilnių gyvą!Vakar paskelbus apie lauko kavinių atidarymą…

Publicado por Remigijus Šimašius em Sexta-feira, 24 de abril de 2020

Para já, foi confirmada a abertura de 18 áreas públicas da capital da Lituânia. Foi ainda lançado um projeto para os clientes apoiarem os seus locais de preferência, com aquisição prévia de serviços, comidas, bebidas em forma de vouchers que poderão ser usados depois.

Isto ajudará os sítios a sobreviverem. Eu próprio já fiz isto com o meu bar local. Celebraremos todos juntos quando isto terminar”, resumiu Šimašius, pedindo responsabilidade e tolerância aos cidadãos. “Se houver alguma mesa de café ao ar livre no seu caminho, não fique com raiva. Essa mesa está a ajudar alguém a manter o seu emprego.”

A Lituânia foi dos primeiros países europeus a avançar com medidas de contenção do surto em fevereiro. A declaração de emergência foi emitida no dia 26, com o país a entrar em quarentena a 16 de março. O país conta com 1.385 casos positivos de covid-19 e 45 mortes (dados confirmados no dia 30 de abril).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …