/

Capital da Lituânia cria portal digital gigante para se ligar a outras cidades

1

Para combater o cansaço das restrições de viagens causadas pela pandemia de covid-19, a cidade de Vilnius, na Lituânia, decidiu construir um “portal” em tempo real para outras cidades.

A cidade de Vilnius, capital da Lituânia, instalou um “portal” digital que liga os habitantes aos de Lublin, na Polónia. Segundo o The Verge, a iniciativa tem como objetivo combater o cansaço ​​das restrições às viagens devido à pandemia de covid-19.

O portal foi construído para aqueles que têm “o desejo de conhecer novas pessoas de países próximos e distantes” e já está em funcionamento.

Este ecrã gigante está instalado perto da estação ferroviária de Vilnius e liga as pessoas a um portal em Lublin, a cerca de 600 quilómetros de distância. As câmaras transmitem imagens ao vivo entre as duas cidades, uma espécie de ponte digital para encorajar as pessoas a “repensar o significado de unidade”, disse Go Vilnius, em comunicado.

No futuro, os responsáveis pelo projeto pretendem instalar mais portais noutras cidades europeias e alargar, assim, esta iniciativa. “É suposto o portal servir como uma ponte visual e um acelerador da comunidade da nova onda que reúne pessoas de diferentes culturas e as encoraja a repensar o significado da unidade”, explica o turismo de Vilnius.

“A Humanidade está a enfrentar muitos desafios potencialmente mortais; seja polarização social, mudanças climáticas ou questões económicas”, começou por dizer Benediktas Gylys, presidente da Fundação Benediktas Gylys e responsável pela ideia do portal digital.

Os responsáveis querem também “envolver as comunidades e encorajar um movimento público a abraçar experiências sociais, reações inesperadas, bem como a unidade de diferentes culturas e dos seus povos a longo prazo”.

Para Gylys, os fatores responsáveis pela falta de união atual prendem-se com “o tribalismo, a falta de empatia e uma perceção estreita do mundo, que muitas vezes se limita às nossas fronteiras nacionais”.

O portal é um “convite” à união entre povos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.