Capelinha das Aparições em Fátima foi alvo de vandalismo

Petr Adam Dohnálek / Wikimedia

A Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima

A Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, foi alvo de vandalização na noite de quarta-feira, mas a Imagem de Nossa Senhora de Fátima não sofreu qualquer dano, informa a página da instituição na Internet.

Segundo o Santuário, “um carro, a alta velocidade, entrou no recinto, depois da recitação do Rosário das 21:30 e foi embater na estrutura da Capelinha, provocando danos nas portas de acesso e danificando parte do muro”.

O condutor “saiu do carro e com um artefacto tentou destruir a redoma que protege a imagem mas sem sucesso”, acrescenta a instituição.

O Santuário accionou de imediato os mecanismos de segurança e prontamente a polícia acorreu ao local, tendo tomado conta da ocorrência e detido o único ocupante desta viatura e autor desta tentativa de vandalização da Capelinha e da Imagem de Nossa Senhora de Fátima”, informa a nota publicada no site.

Segundo a GNR, o suspeito do acto é um homem de 24 anos, da zona de Lisboa, que foi detido e, “por indicação do Ministério Público, foi notificado para comparecer no Tribunal de Ourém”, no distrito de Santarém, na tarde desta quinta-feira.

O suspeito, no entanto, “não compareceu” à audiência marcada. Segundo fonte da GNR, o pai do suspeito terá informado que “o jovem foi hospitalizado”.

A Capelinha das Aparições está localizada na Cova da Iria, no Santuário de Fátima.

O pedestal, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exacto onde se encontrava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora terá aparecido aos pastorinhos a 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido …

Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio

O selecionador nacional admitiu a possibilidade de vir a convocar o médio do FC Porto ainda antes do Europeu, que acontece em junho deste ano. Em entrevista à "Bola Branca", da rádio Renascença, Fernando Santos não …

"Comissão de acompanhamento do PRR deve poder travar projetos", diz Costa Silva

António Costa Silva, que presidirá a comissão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer ter poderes para travar projetos ou para corrigi-los, quando necessário. "Pode haver projetos que são executados, depois faz-se o …

Aethel Partners nega qualquer relação com a família Espírito Santo

A Aethel Partners negou, esta terça-feira, qualquer relação com a família Espírito Santo, depois de ter sido referida por Sérgio Monteiro, antigo consultor para a venda do Novo Banco, sobre uma proposta de compra, numa …

Governo diz que não há reavaliação da taxa de recursos hídricos nas barragens vendidas pela EDP

O Ministério do Ambiente e Ação Climática considera que não há lugar a uma reavaliação do valor da Taxa de Recursos Hídricos (TRH) depois da venda das barragens da EDP à Engie. Este esclarecimento foi divulgado …

Bloco entrega proposta na AR para criminalizar enriquecimento injustificado

O Bloco de Esquerda propõe que os titulares de altos cargos públicos sejam obrigados a declarar como a justificar "acréscimos patrimoniais acima de 50 salários mínimos nacionais", prevendo pena de prisão até cinco anos em …

1.º de Maio. CGTP cumpre a tradição na rua, UGT com conferência sindical

A CGTP vai assinalar o Dia do Trabalhador com concentrações, desfiles e manifestações. Já a UGT vai promover uma conferência sobre os desafios da negociação coletiva. A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGT) vai assinalar o …

Submarino da Marinha indonésia desaparece com 53 pessoas a bordo

A Marinha de Guerra da Indonésia procura um submarino com 53 pessoas a bordo depois de ter perdido o contacto com o navio no final de exercícios ao largo de Bali, foi hoje anunciado. Um porta-voz …