Jornais australianos cobriram-se de negro em protesto pela liberdade de imprensa

Lukas Coch / EPA

Vários jornais australianos uniram-se, esta segunda-feira, numa campanha contra as restrições à liberdade de imprensa, cobrindo as suas primeiras páginas de negro.

A iniciativa, batizada de “Right to Know” (“O Direito de Saber” em Português), juntou vários jornais nacionais e regionais na Austrália, incluindo o The Australian, o The Daily Telegragh e o Financial Review.

Esta segunda-feira, os vários jornais chegaram às bancas com as primeiras páginas rasuradas a negro e com um selo vermelho no qual se podia ler a palavra “secreto”.

Segundo a BBC, o protesto visa as rígidas leis de segurança nacional que, segundo os jornalistas, sufocaram as reportagens e criaram uma “cultura de sigilo” na Austrália. Por sua vez, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse que apoia a liberdade de imprensa, mas declarou também que “ninguém está acima da lei”.

Em junho, a polícia invadiu a sede da Australian Broadcasting Corporation (ABC) e a casa de uma jornalista da News Corp Australia, o que gerou uma enorme revolta entre os meios de comunicação social.

Os media afirmaram que estava em causa a divulgação de trabalhos jornalísticos, que terão contado com a contribuição de delatores (whistleblowers), com acusações de crimes de guerra cometidos pelas forças especiais australianas no Afeganistão e sobre as supostas tentativas de uma agência governamental de espiar os seus cidadãos.

No domingo, o Governo reiterou que é possível que três jornalistas venham a ser processados, assim como os denunciantes em causa. Entretanto, as conclusões de uma investigação sobre liberdade de imprensa serão apresentadas no Parlamento em 2020.

O protesto desta segunda-feira também foi apoiado por vários canais televisivos, estações de rádio e meios online australianos.

Desde que a nova legislação anti-espionagem foi introduzida, em 2018, os meios de comunicação fizeram pressão para que jornalistas e denunciantes tivessem isenção para poderem reportar informações confidenciais.

Esta medida faz parte de uma lista com outros pedidos, entre os quais o direito dos media a contestar mandados de busca, um novo regime para limitar os documentos que podem ser carimbados como secretos e uma reforma às leis de liberdade de informação e difamação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …