Atenção, fãs de Black Mirror: o cão robô da Boston Dynamics passeou na Web Summit

Passeou pelo Altice Arena e subiu ao palco sozinho para cumprimentar Marc Raibert. O Spot, o cão robô da Boston Dynamics, foi uma das estrelas no palco principal da Web Summit, esta quinta-feira.

Os robôs são muito mais do que conhecimento e os da empresa Boston Dynamics, inspirados nas dinâmicas e movimentos de pessoas e animais, provam isso mesmo. Ao estilo da famosa série Black Mirror, Spot passou pelo meio da plateia do Altice Arena e subiu ao palco.

Marc Raibert, fundador e presidente executivo da empresa, mostrou imagens de pessoas a fazer exercício e de animais a correr e, no fim, disse: “queremos que os robôs um dia tenham a capacidade atlética dos humanos e animais“.

A empresa está a trabalhar neste sentido e a prova disso mesmo é o próprio Spot. O cão robô, que conta com um enorme braço em vez de uma cabeça, tem um sistema de navegação autónoma para se deslocar, câmaras e sensores para evitar obstáculos e um braço que chega aos sítios mais remotos, explica o Expresso.

“Uma coisa interessante é que tem um braço, além das pernas. Isto pode servir para pegar ao copo de água no topo da prateleira ou apanhar algo debaixo de um móvel difícil de chegar”, descreveu o responsável.

Mas as aplicações são inúmeras. “Num local em construção, o Spot consegue medir o progresso das obras, tirar scans 3D para mapear o ambiente… E estamos a tentar também pegar em aplicações na área do entretenimento, além das industriais”, acrescenta o CEO, ao mesmo tempo que mostrava um vídeo de vários robôs a jogar futebol.

O Spot é o Android dos robôs: tem software e acessórios de hardware”, resumiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro terá recusado descendente de D. Pedro para vice por desconfiar que ele era gay

O deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança, conhecido por "príncipe" por ser descendente de D. Pedro, herdeiro da família imperial do Brasil, não é vice-presidente de Jair Bolsonaro por causa da sua sexualidade. Esta é …

Detetados dois casos de peste pneumónica na China

Duas pessoas estão a receber tratamento em Pequim, na China, depois de lhes ter sido detetada peste pneumónica, a forma mais perigosa desta doença. De acordo com a CNN, que cita as autoridades locais, duas pessoas estão …

Jogador do Eintracht Frankfurt que empurrou treinador suspenso sete semanas

O jogador do Eintracht Frankfurt foi suspenso por sete semanas depois de ter derrubado o treinador do Friburgo durante o encontro entre as duas equipas, anunciou a Federação Alemã de Futebol (DFB). David Abraham, jogador do …

Austrália. Maiores incêndios de sempre já causaram mortos e podem durar meses

Mais de 150 incêndios devastam as costas Leste e Oeste da Austrália, 40 deles fora de controlo, com as autoridades a ordenarem na quarta-feira à população e aos turistas que abandonassem as zonas na rota …

Em seis anos, pedidos de junta médica aumentaram 210%

Os pedidos de juntas médicas aumentaram 210% em seis anos, sendo que o tempo de espera para os utentes é, em média, de seis meses. De acordo com o Diário de Notícias, de janeiro de 2011 …

De saída da Comissão Europeia, Tusk apela aos britânicos para não desistirem de travar o Brexit

Donald Tusk, de saída da presidência do Conselho Europeu, pediu aos eleitores britânicos para não desistirem de travar o 'Brexit'. Com a campanha em curso no Reino Unido para as eleições de 12 de dezembro, …

Tiroteio em universidade russa causa dois mortos e três feridos

Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas, esta quinta-feira, durante um tiroteio numa universidade em Blagoveschensk, na Rússia. De acordo com as autoridades policiais, um estudante de 19 anos levou uma arma de caça para …

"Ano de 2020 pode ser menos mau internacionalmente do que temia"

O Presidente da República considerou esta quarta-feira que “o ano de 2020 pode ser economicamente menos mau internacionalmente do que temia”, devido à evolução do Brexit e da "guerra comercial" entre Estados Unidos da …

Google já sabe falar em português de Portugal

A Google anunciou oficialmente o idioma de português europeu para o seu assistente digital, um passo importante para desbloquear o potencial desta funcionalidade no país. Falar com as máquinas não é novidade. A Alexa, da Amazon, …

CGD prepara-se para pagar 300 milhões em dividendos ao Estado

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) prepara-se para entregar ao Estado cerca de 300 milhões de euros em dividendos, o que irá ajudar o Governo a compor o Orçamento do Estado do próximo ano. O banco …