Atenção, fãs de Black Mirror: o cão robô da Boston Dynamics passeou na Web Summit

Passeou pelo Altice Arena e subiu ao palco sozinho para cumprimentar Marc Raibert. O Spot, o cão robô da Boston Dynamics, foi uma das estrelas no palco principal da Web Summit, esta quinta-feira.

Os robôs são muito mais do que conhecimento e os da empresa Boston Dynamics, inspirados nas dinâmicas e movimentos de pessoas e animais, provam isso mesmo. Ao estilo da famosa série Black Mirror, Spot passou pelo meio da plateia do Altice Arena e subiu ao palco.

Marc Raibert, fundador e presidente executivo da empresa, mostrou imagens de pessoas a fazer exercício e de animais a correr e, no fim, disse: “queremos que os robôs um dia tenham a capacidade atlética dos humanos e animais“.

A empresa está a trabalhar neste sentido e a prova disso mesmo é o próprio Spot. O cão robô, que conta com um enorme braço em vez de uma cabeça, tem um sistema de navegação autónoma para se deslocar, câmaras e sensores para evitar obstáculos e um braço que chega aos sítios mais remotos, explica o Expresso.

“Uma coisa interessante é que tem um braço, além das pernas. Isto pode servir para pegar ao copo de água no topo da prateleira ou apanhar algo debaixo de um móvel difícil de chegar”, descreveu o responsável.

Mas as aplicações são inúmeras. “Num local em construção, o Spot consegue medir o progresso das obras, tirar scans 3D para mapear o ambiente… E estamos a tentar também pegar em aplicações na área do entretenimento, além das industriais”, acrescenta o CEO, ao mesmo tempo que mostrava um vídeo de vários robôs a jogar futebol.

O Spot é o Android dos robôs: tem software e acessórios de hardware”, resumiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Linha 12, que desabou no México, tem um longo histórico de problemas

Na segunda-feira, na Cidade do México, uma ponte do metropolitano de superfície ruiu à passagem de uma composição. A Linha 12 do metro, onde ocorreu o acidente, tem um longo histórico de problemas desde que …

Epic Games e Apple em batalha judicial por "abuso de poder"

A Epic Games, criadora do famoso jogo Fortnite, abriu um processo judicial contra a Apple, por esta deter o monopólio das aplicações móveis e prejudicar todo o mercado, inovação e os utilizadores. A Epic Games baseia …

Indónesia. Zaragatoas usadas eram vendidas como novas para testes à covid-19

Funcionários de uma empresa farmacêutica na Indonésia foram detidos por terem lavado, empacotado e vendido como se fossem novas zaragatoas usadas em testes à covid-19, num esquema que as autoridades acreditam ter começado em dezembro …

Odemira: SEF não detetou imigrantes em situação irregular. Donos de casas do Zmar mantêm protesto

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não detetou qualquer migrante em situação irregular em Odemira na inspeção realizada esta quarta-feira no concelho. As autoridades de saúde, bem como o SEF, a Autoridade para as Condições …

"Ninguém pode ser feliz se não tiver liberdade". Bolsonaro ameaça agir por decreto contra restrições

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que pode emitir um decreto para garantir aos cidadãos a "liberdade" de "trabalhar" e de "ir e vir", parcialmente restringida por medidas de autoridades regionais contra …

Com apenas 27 anos, o cofundador da Ethereum tornou-se multimilionário

A Ethereum tem uma lista longa de fundadores. O mais jovem dos sete fundadores da blockchain de código aberto descentralizado, Vitalik Buterin, de 27 anos, tornou-se o mais jovem criptilionário do mundo. Ether, a criptomoeda ligada …

Madeira vai fazer vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo

A Madeira vai avançar na quinta-feira com a vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo porque as “perspetivas” são que a situação “comece a correr bem” em Junho para a região, disse esta quarta-feira o …

"Gargalos" das rotas marítimas mais movimentadas do mundo podem ser autênticas armas geopolíticas

O Ever Given, o navio encalhado no Canal do Suez, foi um lembrete do quão vulneráveis ​​são os "gargalos" das rotas marítimas mais movimentadas do mundo e das implicações que esta vulnerabilidade pode ter no …

Em busca do "El Dorado da Suécia", imigrantes pagam 10 mil euros para chegar ao Alentejo

O Alentejo é uma "plataforma giratória de mão-de-obra" e há imigrantes vindos da Ásia que chegam a pagar 10 mil euros às redes ilegais para chegaram à região portuguesa. Eles "imaginam o El Dorado da …

Encontrada droga num avião da TAP na Venezuela

A polícia venezuelana impediu esta quarta-feira a descolagem de um avião de carga da TAP, que deveria efetuar um voo entre Maiquetía (norte de Caracas) e Lisboa, depois de ter detetado quantidade indeterminada de substâncias …