Consegue ver um cão com um laço vermelho nesta pintura de Picasso?

1

Museu Guggenheim

O recurso a técnicas modernas de imagem permitiu descobrir um cão com um laço vermelho ao pescoço escondido numa pintura de Pablo Picasso.

Mais de 120 anos depois da sua criação, foi descoberto o retrato de um pequeno cão com um laço vermelho debaixo das camadas de tinta na pintura Le Moulin de la Galette de Pablo Picasso.

A descoberta foi feita graças uma tecnologia moderna de imagem, que mostra um pequeno cão castanho com um laço vermelho em torno do pescoço. A pintura está exposta no Museu Guggenheim, em Nova Iorque, como parte de uma exposição forme os anos de formação do pintor, em Paris.

Julie Barten, conservadora das pinturas no Museu Guggenheim Museum, sempre teve uma “forte sensação de que havia alguma coisa ali debaixo“. “Sabemos que em várias instâncias, Picasso pintou aspetos da composição e depois os obliterou e transformou-os outros elementos composicionais”, afirma.

Barten compara o cão a um “fantasma persistente”. “Há tinta vermelha a aparecer em certas áreas e se olhar de perto, consegue ver os olhos e as orelhas. Conseguimos ver que, quando o escondeu, deixou o contorno da cabeça ainda visível“, explica ao The Guardian.

Mesmo assim, Megan Fontanella, a curadora de arte moderna do museu, confessa que ficou surpreendida com a descoberta. “Muda completamente como encaramos esta imagem”, explica.

“Podemos ver este cão adorável no fundo, quase que a olhar diretamente para o visitante com este incrível laço vermelho. Podemos apenas especular por que é que Picasso o escondeu. Mas agora certamente que o meu olhar é atraído para todas as figuras incríveis na composição”, afirma.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.