Canela pode diminuir danos de uma dieta rica em gordura

A canela pode diminuir o risco de danos cardiovasculares causados por uma dieta rica em gordura, ativando moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias do corpo, de acordo com um estudo, feito com ratos, hoje divulgado.

No estudo, considerado ainda preliminar e apresentado este sábado no encontro da Associação Americana do Coração, investigadores alimentaram ratos, durante 12 semanas, com uma dieta rica em gordura acompanhada de suplementos de canela.

No final das 12 semanas, verificaram que os ratos pesavam menos, tinham menos gordura abdominal e níveis mais saudáveis de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com outro grupo de ratos que não receberam a canela com os alimentos ricos em gordura.

Os ratos alimentados com canela apresentaram também menos moléculas envolvidas no processo de armazenamento de gordura no corpo e mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo dos danos do ‘stress’.

Salientando a necessidade de aprofundar os resultados, os investigadores – que vão apresentar o estudo nas jornadas científicas sobre doenças vasculares periféricas da AAC – consideram que os resultados obtidos mostram que a canela pode reduzir os efeitos de uma dieta rica em gordura.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Que ao menos especifiquem que existem vários tipos de canela e que a comum canela que é vendida nas grandes superfícies é a canela Cassia, que é hepatotóxica (causa danos ao fígado), mesmo se consumida em quantidades mínimas. A canela que todos devem ingerir é a Ceylon. Busquem o conhecimento ou vivam uma vida cheia de mentira e ilusão.

    • Uau! O meu comentário é praticamente igual ao seu!… LOL! As minhas desculpas pelo “plágio”, mas quando postei o meu, ainda só estava publicado o primeiro comentário do João Mota, pois se o seu já cá estivesse, escusava de eu repetir o mesmo.

  2. Convinha informar bem as pessoas quanto à canela referida no artigo, pois o que é comumente usado na maior parte das casas portuguesas é a canela da Cássia, e não a verdadeira canela de Ceilão. As diferenças são ABISMAIS, sendo a de Ceilão muito mais terapêutica e muito menos nociva para o fígado do que a canela de cássia. Os paus de canela que constam na foto do vosso artigo é da canela de Ceilão, nota-se pelas espirais interiores, que são compostas por muitas cascas,facilmente quebráveis, ao contrário da cássia, que é extremamente dura e sem as várias camadas de casca.

  3. Obrigado ao João e ao Ju pelo precioso esclarecimento.
    Haverá canela de Ceilão à venda e devidamente identificada? Ou toda ela é da Cássia?
    Obrigado.

    • De nada Paulo! Eu mandava vir pelo EBay, diretamente do Sri Lanka mas, para minha alegria, descobri que o Lidl começou a vender há muito pouco tempo. Procure por este nome técnico “Cinnamomum zeylanicum” ou então diz mesmo canela de Ceilão. Se não disser isto, é porque é Cassia.

  4. Oi meu nome é Marcia gostaria de saber se acho está canela no Brasil e onde vende em sao paulo muito obrigada

RESPONDER

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …

Pandemia acelera nos Estados Unidos. Uso de máscara pode salvar 40 mil vidas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns …

Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro …

Itália pediu ajuda, Europa ficou em silêncio e o vírus cavalgou por todo o continente

A lenta resposta a um inimigo invisível, a falta de stock de equipamentos de proteção, um Ocidente a festejar o Ano Novo e uma Europa com as atenções centradas no Brexit. Um cocktail desastroso que …