A canela pode diminuir o risco de danos cardiovasculares causados por uma dieta rica em gordura, ativando moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias do corpo, de acordo com um estudo, feito com ratos, hoje divulgado.
No estudo, considerado ainda preliminar e apresentado este sábado no encontro da Associação Americana do Coração, investigadores alimentaram ratos, durante 12 semanas, com uma dieta rica em gordura acompanhada de suplementos de canela.
No final das 12 semanas, verificaram que os ratos pesavam menos, tinham menos gordura abdominal e níveis mais saudáveis de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com outro grupo de ratos que não receberam a canela com os alimentos ricos em gordura.
Os ratos alimentados com canela apresentaram também menos moléculas envolvidas no processo de armazenamento de gordura no corpo e mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo dos danos do ‘stress’.
Salientando a necessidade de aprofundar os resultados, os investigadores – que vão apresentar o estudo nas jornadas científicas sobre doenças vasculares periféricas da AAC – consideram que os resultados obtidos mostram que a canela pode reduzir os efeitos de uma dieta rica em gordura.
// Lusa
Isabel Figueiredo
Que ao menos especifiquem que existem vários tipos de canela e que a comum canela que é vendida nas grandes superfícies é a canela Cassia, que é hepatotóxica (causa danos ao fígado), mesmo se consumida em quantidades mínimas. A canela que todos devem ingerir é a Ceylon. Busquem o conhecimento ou vivam uma vida cheia de mentira e ilusão.
Uau! O meu comentário é praticamente igual ao seu!… LOL! As minhas desculpas pelo “plágio”, mas quando postei o meu, ainda só estava publicado o primeiro comentário do João Mota, pois se o seu já cá estivesse, escusava de eu repetir o mesmo.
Como se pode perceber a diferença das canelas? E onde se pode adquirir a canela Ceylon. Obrigado.
Convinha informar bem as pessoas quanto à canela referida no artigo, pois o que é comumente usado na maior parte das casas portuguesas é a canela da Cássia, e não a verdadeira canela de Ceilão. As diferenças são ABISMAIS, sendo a de Ceilão muito mais terapêutica e muito menos nociva para o fígado do que a canela de cássia. Os paus de canela que constam na foto do vosso artigo é da canela de Ceilão, nota-se pelas espirais interiores, que são compostas por muitas cascas,facilmente quebráveis, ao contrário da cássia, que é extremamente dura e sem as várias camadas de casca.
Obrigado ao João e ao Ju pelo precioso esclarecimento.
Haverá canela de Ceilão à venda e devidamente identificada? Ou toda ela é da Cássia?
Obrigado.
De nada Paulo! Eu mandava vir pelo EBay, diretamente do Sri Lanka mas, para minha alegria, descobri que o Lidl começou a vender há muito pouco tempo. Procure por este nome técnico “Cinnamomum zeylanicum” ou então diz mesmo canela de Ceilão. Se não disser isto, é porque é Cassia.
Muitíssimo obrigado !
Já ninguém quer saber do pau de cabinda nem da casca de amendoim… Aos pontos que chegamos!
Oi meu nome é Marcia gostaria de saber se acho está canela no Brasil e onde vende em sao paulo muito obrigada