Canela pode diminuir danos de uma dieta rica em gordura

A canela pode diminuir o risco de danos cardiovasculares causados por uma dieta rica em gordura, ativando moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias do corpo, de acordo com um estudo, feito com ratos, hoje divulgado.

No estudo, considerado ainda preliminar e apresentado este sábado no encontro da Associação Americana do Coração, investigadores alimentaram ratos, durante 12 semanas, com uma dieta rica em gordura acompanhada de suplementos de canela.

No final das 12 semanas, verificaram que os ratos pesavam menos, tinham menos gordura abdominal e níveis mais saudáveis de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com outro grupo de ratos que não receberam a canela com os alimentos ricos em gordura.

Os ratos alimentados com canela apresentaram também menos moléculas envolvidas no processo de armazenamento de gordura no corpo e mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo dos danos do ‘stress’.

Salientando a necessidade de aprofundar os resultados, os investigadores – que vão apresentar o estudo nas jornadas científicas sobre doenças vasculares periféricas da AAC – consideram que os resultados obtidos mostram que a canela pode reduzir os efeitos de uma dieta rica em gordura.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Que ao menos especifiquem que existem vários tipos de canela e que a comum canela que é vendida nas grandes superfícies é a canela Cassia, que é hepatotóxica (causa danos ao fígado), mesmo se consumida em quantidades mínimas. A canela que todos devem ingerir é a Ceylon. Busquem o conhecimento ou vivam uma vida cheia de mentira e ilusão.

    • Uau! O meu comentário é praticamente igual ao seu!… LOL! As minhas desculpas pelo “plágio”, mas quando postei o meu, ainda só estava publicado o primeiro comentário do João Mota, pois se o seu já cá estivesse, escusava de eu repetir o mesmo.

  2. Convinha informar bem as pessoas quanto à canela referida no artigo, pois o que é comumente usado na maior parte das casas portuguesas é a canela da Cássia, e não a verdadeira canela de Ceilão. As diferenças são ABISMAIS, sendo a de Ceilão muito mais terapêutica e muito menos nociva para o fígado do que a canela de cássia. Os paus de canela que constam na foto do vosso artigo é da canela de Ceilão, nota-se pelas espirais interiores, que são compostas por muitas cascas,facilmente quebráveis, ao contrário da cássia, que é extremamente dura e sem as várias camadas de casca.

  3. Obrigado ao João e ao Ju pelo precioso esclarecimento.
    Haverá canela de Ceilão à venda e devidamente identificada? Ou toda ela é da Cássia?
    Obrigado.

    • De nada Paulo! Eu mandava vir pelo EBay, diretamente do Sri Lanka mas, para minha alegria, descobri que o Lidl começou a vender há muito pouco tempo. Procure por este nome técnico “Cinnamomum zeylanicum” ou então diz mesmo canela de Ceilão. Se não disser isto, é porque é Cassia.

  4. Oi meu nome é Marcia gostaria de saber se acho está canela no Brasil e onde vende em sao paulo muito obrigada

RESPONDER

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …