Canela pode diminuir danos de uma dieta rica em gordura

A canela pode diminuir o risco de danos cardiovasculares causados por uma dieta rica em gordura, ativando moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias do corpo, de acordo com um estudo, feito com ratos, hoje divulgado.

No estudo, considerado ainda preliminar e apresentado este sábado no encontro da Associação Americana do Coração, investigadores alimentaram ratos, durante 12 semanas, com uma dieta rica em gordura acompanhada de suplementos de canela.

No final das 12 semanas, verificaram que os ratos pesavam menos, tinham menos gordura abdominal e níveis mais saudáveis de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com outro grupo de ratos que não receberam a canela com os alimentos ricos em gordura.

Os ratos alimentados com canela apresentaram também menos moléculas envolvidas no processo de armazenamento de gordura no corpo e mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo dos danos do ‘stress’.

Salientando a necessidade de aprofundar os resultados, os investigadores – que vão apresentar o estudo nas jornadas científicas sobre doenças vasculares periféricas da AAC – consideram que os resultados obtidos mostram que a canela pode reduzir os efeitos de uma dieta rica em gordura.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Que ao menos especifiquem que existem vários tipos de canela e que a comum canela que é vendida nas grandes superfícies é a canela Cassia, que é hepatotóxica (causa danos ao fígado), mesmo se consumida em quantidades mínimas. A canela que todos devem ingerir é a Ceylon. Busquem o conhecimento ou vivam uma vida cheia de mentira e ilusão.

    • Uau! O meu comentário é praticamente igual ao seu!… LOL! As minhas desculpas pelo “plágio”, mas quando postei o meu, ainda só estava publicado o primeiro comentário do João Mota, pois se o seu já cá estivesse, escusava de eu repetir o mesmo.

  2. Convinha informar bem as pessoas quanto à canela referida no artigo, pois o que é comumente usado na maior parte das casas portuguesas é a canela da Cássia, e não a verdadeira canela de Ceilão. As diferenças são ABISMAIS, sendo a de Ceilão muito mais terapêutica e muito menos nociva para o fígado do que a canela de cássia. Os paus de canela que constam na foto do vosso artigo é da canela de Ceilão, nota-se pelas espirais interiores, que são compostas por muitas cascas,facilmente quebráveis, ao contrário da cássia, que é extremamente dura e sem as várias camadas de casca.

  3. Obrigado ao João e ao Ju pelo precioso esclarecimento.
    Haverá canela de Ceilão à venda e devidamente identificada? Ou toda ela é da Cássia?
    Obrigado.

    • De nada Paulo! Eu mandava vir pelo EBay, diretamente do Sri Lanka mas, para minha alegria, descobri que o Lidl começou a vender há muito pouco tempo. Procure por este nome técnico “Cinnamomum zeylanicum” ou então diz mesmo canela de Ceilão. Se não disser isto, é porque é Cassia.

  4. Oi meu nome é Marcia gostaria de saber se acho está canela no Brasil e onde vende em sao paulo muito obrigada

RESPONDER

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …