Canela pode diminuir danos de uma dieta rica em gordura

A canela pode diminuir o risco de danos cardiovasculares causados por uma dieta rica em gordura, ativando moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias do corpo, de acordo com um estudo, feito com ratos, hoje divulgado.

No estudo, considerado ainda preliminar e apresentado este sábado no encontro da Associação Americana do Coração, investigadores alimentaram ratos, durante 12 semanas, com uma dieta rica em gordura acompanhada de suplementos de canela.

No final das 12 semanas, verificaram que os ratos pesavam menos, tinham menos gordura abdominal e níveis mais saudáveis de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com outro grupo de ratos que não receberam a canela com os alimentos ricos em gordura.

Os ratos alimentados com canela apresentaram também menos moléculas envolvidas no processo de armazenamento de gordura no corpo e mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo dos danos do ‘stress’.

Salientando a necessidade de aprofundar os resultados, os investigadores – que vão apresentar o estudo nas jornadas científicas sobre doenças vasculares periféricas da AAC – consideram que os resultados obtidos mostram que a canela pode reduzir os efeitos de uma dieta rica em gordura.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Que ao menos especifiquem que existem vários tipos de canela e que a comum canela que é vendida nas grandes superfícies é a canela Cassia, que é hepatotóxica (causa danos ao fígado), mesmo se consumida em quantidades mínimas. A canela que todos devem ingerir é a Ceylon. Busquem o conhecimento ou vivam uma vida cheia de mentira e ilusão.

    • Uau! O meu comentário é praticamente igual ao seu!… LOL! As minhas desculpas pelo “plágio”, mas quando postei o meu, ainda só estava publicado o primeiro comentário do João Mota, pois se o seu já cá estivesse, escusava de eu repetir o mesmo.

  2. Convinha informar bem as pessoas quanto à canela referida no artigo, pois o que é comumente usado na maior parte das casas portuguesas é a canela da Cássia, e não a verdadeira canela de Ceilão. As diferenças são ABISMAIS, sendo a de Ceilão muito mais terapêutica e muito menos nociva para o fígado do que a canela de cássia. Os paus de canela que constam na foto do vosso artigo é da canela de Ceilão, nota-se pelas espirais interiores, que são compostas por muitas cascas,facilmente quebráveis, ao contrário da cássia, que é extremamente dura e sem as várias camadas de casca.

  3. Obrigado ao João e ao Ju pelo precioso esclarecimento.
    Haverá canela de Ceilão à venda e devidamente identificada? Ou toda ela é da Cássia?
    Obrigado.

    • De nada Paulo! Eu mandava vir pelo EBay, diretamente do Sri Lanka mas, para minha alegria, descobri que o Lidl começou a vender há muito pouco tempo. Procure por este nome técnico “Cinnamomum zeylanicum” ou então diz mesmo canela de Ceilão. Se não disser isto, é porque é Cassia.

  4. Oi meu nome é Marcia gostaria de saber se acho está canela no Brasil e onde vende em sao paulo muito obrigada

RESPONDER

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …

Biblioteca virtual no Minecraft dá voz a jornalistas censurados de todo o mundo

Enquanto governos de todo o mundo reprimem a liberdade jornalística e censuram a sua imprensa nacional, a Reporters Without Borders está a trabalhar para chegar ao público através de um canal improvável: uma enorme biblioteca …