Só 35 candidatos autárquicos subscreveram a declaração de compromisso pela transparência

Transparência e Integridade

A presidente da associação Transparência e Integridade, Susana Coroado.

Apenas 35 candidatos autárquicos, de um universo de milhares, subscreveram a declaração de compromisso pela transparência.

A proposta de compromisso sobre transparência na gestão autárquica foi apenas subscrita por 35 candidatos autárquicos, avança o jornal Público. Em causa está a adesão a 12 medidas concretas a adotar caso sejam eleitos.

Dez dos subscritores são candidatos da Iniciativa Liberal, outros nove pertencem à coligação PS/PAN/Livre a Cascais, sete concorrem pelo PAN e três fazem parte da candidatura Bloco/Livre/Volt a Oeiras. Bloco, PSD, Livre, Chega, Volt e a coligação RIR/PS têm, cada um, um subscritor. A adesão é individual e voluntária.

A declarações inclui boas práticas como a de publicar no Portal Base todas as adjudicações de bens e serviços da autarquia e a divulgação de todos os apoios públicos concedidos a entidades de direito privado sem fins lucrativos, por exemplo.

A presidente da associação Transparência e Integridade, Susana Coroado, tem a expectativa de ver o número de subscritores aumentar.

Nos partidos, não existe nenhum texto idêntico que obrigue à subscrição pelos candidatos às próximas autárquicas.

“Com algumas exceções, os partidos não têm manuais de boas práticas e não têm planos de prevenção da corrupção”, diz Susana Coroado.

O Bloco de Esquerda tem um documento de compromisso em que os signatários propõe-se a “denunciar cabalmente a falta de transparência, a corrupção e o clientelismo nas autarquias locais”, entre outras medidas.

Por sua vez, o PS apresentou um documento orientador sobre política local em que insta o seus candidatos a “garantir a transparência e a prestação de contas”, por exemplo.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com toda esta admiração pela transparência por parte dos nossos autarcas faz todo o sentido continuar a premir a tecla da regionalização! Viva a isenção do poder local!

RESPONDER

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …

Professores deixam as salas de aula para se tornarem fabricantes de caixões low-cost

Quando a covid-19 obrigou ao encerramento das escolas no Uganda, Livingstone Musaala abriu mão do seu trabalho como professor de matemática para se dedicar à construção de caixões de valor acessível - numa altura em …

Casos de covid-19 entre os alunos mais novos não aumentaram no primeiro mês de aulas

Um mês depois do início do ano letivo, não se registou um aumento de casos de covid-19 entre os alunos mais novos. De acordo com o jornal Público, o regresso ao ensino presencial não se refletiu …

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …