Candidato de Macron à câmara de Paris retira-se após divulgação de vídeo sexual

Benjamin Griveaux, candidato à autarquia de Paris apoiado pelo presidente Emmanuel Macron retirou esta sexta-feira a sua candidatura após a difusão de um vídeo de carácter sexual.

Um vídeo de carácter sexual e mensagens de texto dirigidas a uma mulher foram divulgadas na quarta-feira através da Internet e ampliadas nas redes sociais atingindo a candidatura de Benjamin Griveaux, ex-porta-voz do governo francês. Segundo o jornal francês L’Express, dois dos vídeos são “muito explícitos”

Na sequência de ataques “ignóbeis decidi retirar a minha candidatura à Câmara Municipal de Paris”, disse Griveaux à agência France Presse. “Há mais de um ano que a minha família e eu recebemos mensagens difamatórias, ataques anónimos, revelações de conversas privadas e até ameaças de morte“, afirmou.

“Uma página na Internet e as redes sociais difundiram os ataques ignóbeis pondo em causa a minha vida privada. A minha família não merece isto“, disse frisando que não quer expor os familiares a “golpes” públicos.

Griveaux disse ainda que lhe custava tomar a decisão, mas explicou que tem as prioridades “claras” e que a família está “em primeiro lugar”. O ex-candidato não se quis pronunciar sobre o conteúdo do vídeo – ou responder se era verdadeiro.

Benjamin Griveaux, 42 anos, ajudou a fundar o La République En Marche! (REM) e é porta-voz do governo desde novembro de 2017. Griveaux foi escolha pessoal de Macron para ser candidato do partido à câmara de Paris, o que criou divisões no REM. Griveaux é próximo do chefe de Estado francês, tendo apoiado Macron desde a primeira hora.

O antigo porta-voz do Executivo disse ainda à France Presse que discutiu com Emmanuel Macron, na quinta-feira, a decisão de retirar a candidatura tendo o chefe de Estado afirmado que apoiaria “qualquer posição” que fosse tomada no sentido de proteger os familiares.

Dois candidatos reagiram à notícia da desistência. Anne Hidalgo, a socialista que é a atual presidente da câmara, pediu “respeito pela vida privada das pessoas”. O matemático Cédric Villani denunciou, usando o Twitter, “esta ameaça grave à democracia”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …