Candidato de Macron à câmara de Paris retira-se após divulgação de vídeo sexual

Benjamin Griveaux, candidato à autarquia de Paris apoiado pelo presidente Emmanuel Macron retirou esta sexta-feira a sua candidatura após a difusão de um vídeo de carácter sexual.

Um vídeo de carácter sexual e mensagens de texto dirigidas a uma mulher foram divulgadas na quarta-feira através da Internet e ampliadas nas redes sociais atingindo a candidatura de Benjamin Griveaux, ex-porta-voz do governo francês. Segundo o jornal francês L’Express, dois dos vídeos são “muito explícitos”

Na sequência de ataques “ignóbeis decidi retirar a minha candidatura à Câmara Municipal de Paris”, disse Griveaux à agência France Presse. “Há mais de um ano que a minha família e eu recebemos mensagens difamatórias, ataques anónimos, revelações de conversas privadas e até ameaças de morte“, afirmou.

“Uma página na Internet e as redes sociais difundiram os ataques ignóbeis pondo em causa a minha vida privada. A minha família não merece isto“, disse frisando que não quer expor os familiares a “golpes” públicos.

Griveaux disse ainda que lhe custava tomar a decisão, mas explicou que tem as prioridades “claras” e que a família está “em primeiro lugar”. O ex-candidato não se quis pronunciar sobre o conteúdo do vídeo – ou responder se era verdadeiro.

Benjamin Griveaux, 42 anos, ajudou a fundar o La République En Marche! (REM) e é porta-voz do governo desde novembro de 2017. Griveaux foi escolha pessoal de Macron para ser candidato do partido à câmara de Paris, o que criou divisões no REM. Griveaux é próximo do chefe de Estado francês, tendo apoiado Macron desde a primeira hora.

O antigo porta-voz do Executivo disse ainda à France Presse que discutiu com Emmanuel Macron, na quinta-feira, a decisão de retirar a candidatura tendo o chefe de Estado afirmado que apoiaria “qualquer posição” que fosse tomada no sentido de proteger os familiares.

Dois candidatos reagiram à notícia da desistência. Anne Hidalgo, a socialista que é a atual presidente da câmara, pediu “respeito pela vida privada das pessoas”. O matemático Cédric Villani denunciou, usando o Twitter, “esta ameaça grave à democracia”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …