Candidato de Macron à câmara de Paris retira-se após divulgação de vídeo sexual

Benjamin Griveaux, candidato à autarquia de Paris apoiado pelo presidente Emmanuel Macron retirou esta sexta-feira a sua candidatura após a difusão de um vídeo de carácter sexual.

Um vídeo de carácter sexual e mensagens de texto dirigidas a uma mulher foram divulgadas na quarta-feira através da Internet e ampliadas nas redes sociais atingindo a candidatura de Benjamin Griveaux, ex-porta-voz do governo francês. Segundo o jornal francês L’Express, dois dos vídeos são “muito explícitos”

Na sequência de ataques “ignóbeis decidi retirar a minha candidatura à Câmara Municipal de Paris”, disse Griveaux à agência France Presse. “Há mais de um ano que a minha família e eu recebemos mensagens difamatórias, ataques anónimos, revelações de conversas privadas e até ameaças de morte“, afirmou.

“Uma página na Internet e as redes sociais difundiram os ataques ignóbeis pondo em causa a minha vida privada. A minha família não merece isto“, disse frisando que não quer expor os familiares a “golpes” públicos.

Griveaux disse ainda que lhe custava tomar a decisão, mas explicou que tem as prioridades “claras” e que a família está “em primeiro lugar”. O ex-candidato não se quis pronunciar sobre o conteúdo do vídeo – ou responder se era verdadeiro.

Benjamin Griveaux, 42 anos, ajudou a fundar o La République En Marche! (REM) e é porta-voz do governo desde novembro de 2017. Griveaux foi escolha pessoal de Macron para ser candidato do partido à câmara de Paris, o que criou divisões no REM. Griveaux é próximo do chefe de Estado francês, tendo apoiado Macron desde a primeira hora.

O antigo porta-voz do Executivo disse ainda à France Presse que discutiu com Emmanuel Macron, na quinta-feira, a decisão de retirar a candidatura tendo o chefe de Estado afirmado que apoiaria “qualquer posição” que fosse tomada no sentido de proteger os familiares.

Dois candidatos reagiram à notícia da desistência. Anne Hidalgo, a socialista que é a atual presidente da câmara, pediu “respeito pela vida privada das pessoas”. O matemático Cédric Villani denunciou, usando o Twitter, “esta ameaça grave à democracia”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …