Candidata do PAN a Lisboa quer acabar com exibições de golfinhos e tornar o Zoológico num “santuário”

4

Mário Pires / Flickr

A historiadora e escritora Manuela Gonzaga

A historiadora e escritora Manuela Gonzaga, candidata do PAN à Câmara de Lisboa, quer “acabar com os delfinários” onde se exibem golfinhos e transformar o Jardim Zoológico num “santuário animal”.

Manuela Gonzaga considera, em entrevista à TSF, que é preciso “acabar com os delfinários” como o Oceanário de Lisboa.

Na opinião da historiadora, este tipo de esquipamentos são “uma coisa crudelíssima”, com “a exploração de animais inteligentíssimos, que atravessam os oceanos e que estão num tanque de betão, a fazer gracinhas com bolinhas e saltinhos e pessoas em cima”.

“Isto é uma coisa horrível. É um insulto à nossa humanidade. E pagar-se para ir ver isto? Não. Isto tem que acabar”, reforça na mesma entrevista onde defende que o Jardim Zoológico “deveria ser reconvertido e transformar-se num santuário de vida animal”.

A candidata do PAN acredita que é “possível e plausível” a sua eleição como vereadora nas autárquicas deste mês e promete lutar pela criação de “um hospital veterinário”.

Além disso, considera que é “absolutamente fundamental implementar um pelouro de bem-estar e protecção animal na Câmara de Lisboa”. Manuela Gonzaga diz que a autarquia “não só não é amiga do arvoredo como também não é amiga dos animais“.

Assim, propõe “a criação de um banco alimentar municipal para animais“, entre outras medidas, justificando que “há animais que estão a ser sustentados pela sociedade civil” e que “a Câmara poderia envolver-se nisso”.

“Nós somos responsáveis pelos seres que vivem connosco, que coabitam connosco no planeta”, defende, pedindo ainda “maior fiscalização, porque ainda há pessoas que criam animais para vender, que é uma coisa horrível e obscena”.

“A esterilização deveria estar muito mais avançada, porque, obviamente, não há espaço para tantos animais”, nota ainda a candidata do PAN que defende “o apoio à União Zoófila e o aumento das casas dos animais”.

ZAP //

4 Comments

  1. Acabar com o oceanário é ridículo. É uma fonte de conhecimento e de bem estar para tanta gente ir ao oceanário e ainda é uma alerta para despertar a mentalidade das pessoas que é necessário preservar o mar e as suas espécies.
    No zoo de Lisboa acho eu, que deveria ter mais espaço para certas espécies que lá estão, mas não há espaço ao redor para o aumentar. o espaço para os elefantes é muito atrofiante para eles.
    O pan devia propor um projecto lei que acabasse com a comercialização de joias com marfim pelas ourivesarias, no Portugal e no resto da Europa. Talvez assim acaba-se a matança de elefantes em África só para lhe retirarem as presas para as venderem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.