/

E vão quatro. Canadá junta-se ao boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno

1

Michael Reynolds / EPA

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

O Canadá juntou-se aos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido e anunciou, esta quarta-feira, um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim por questões relacionadas com os direitos humanos.

“Estamos profundamente perturbados com as violações dos direitos humanos por parte do Governo chinês. É importante estar em parceria com aliados quando temos uma abordagem contra a China”, disse Justin Trudeau em conferência de imprensa.

Os atletas canadianos vão participar nos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem em Pequim, mas nenhum funcionário do Governo canadiano viajará para a China, acrescentou o primeiro-ministro.

O Canadá junta-se assim ao Reino Unido e à Austrália, que também esta quarta-feira anunciaram um boicote à competição, depois de, na segunda-feira, os EUA terem sido a primeira nação a tomar essa decisão.

Grupos de direitos humanos têm pressionado um boicote total aos Jogos de Inverno de Pequim, acusando a China de abusos de direitos contra minorias étnicas.

Em junho, a Amnistia Internacional recolheu provas de abusos dos direitos humanos na região de Xinjiang, afirmando que se tornou num “cenário infernal distópico” para centenas de milhares de uigures sujeitos a internamento em massa e tortura.

Depois do anúncio dos Estados Unidos, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China disse que o país vai responder com “contramedidas firmes” ao boicote diplomático.

A competição vai decorrer entre 4 e 20 de fevereiro do próximo ano, na capital chinesa.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.