Canadá e alguns hospitais alemães suspendem AstraZeneca em menores de 55

Luong Thai Linh / EPA

O Comité Nacional de Aconselhamento sobre Imunização do Canadá recomendou uma pausa na vacinação da AstraZeneca contra a covid-19 em pessoas com menos de 55 anos.

Segundo o Jornal de Negócios, o Canadá vai deixar de administrar de forma temporária a vacina da AstraZeneca a menores de 55 anos. A decisão foi tomada, esta segunda-feira, depois da recomendação do Comité Nacional de Aconselhamento sobre Imunização, que alega “razões de segurança”.

“Existe uma incerteza substancial sobre os benefícios de administrar a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a adultos com menos de 55 anos, devido aos riscos potenciais”, afirmou Shelley Deeks, vice-diretora deste comité.

Os receios aumentaram depois da suspensão da administração da vacina em vários países da Europa devido à formação de coágulos sanguíneos. Segundo a organização canadiana, a maioria das pessoas vacinadas com a AstraZeneca que desenvolveu estes coágulos são mulheres com menos de 55 anos, sendo que a taxa de mortalidade nestes casos é de 40%.

Até ao momento, não foram reportados casos no Canadá. O país deverá receber, ainda esta semana, dos Estados Unidos 1,5 milhões de doses da farmacêutica anglo-sueca.

Segundo a SIC Notícias, os grupos hospitalares de Berlim Charité e Vivantes também interromperam a administração desta vacina em mulheres com menos de 55. Antes, no distrito de Euskirchen, em Colónia, já se tinha optado pela mesma decisão.

Em causa estão dois casos de trombose registados, um deles numa mulher de 47 anos que morreu dias após a vacinação, conta o canal televisivo.

O jornal online Observador também acrescenta que, quando retomou o uso da vacina da AstraZeneca, França também anunciou que só o faria para maiores de 55 anos.

A vacina tem sido amplamente utilizada no Reino Unido, ao longo do continente europeu e em outros países, mas a sua aplicação foi perturbada por diversos relatórios inconclusivos sobre a sua eficácia e, mais recentemente, pelos receios sobre os seus efeitos secundários e que implicaram uma pausa nas inoculações.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …