/

Portugal e Canadá vão assinar acordo para mobilidade de jovens

cor-photos / Flickr

José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Os Governos português e canadiano vão assinar um acordo sobre mobilidade para estudos e trabalho de jovens entre os 18 e os 25 anos.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, falava à Lusa antes de o primeiro-ministro participar numa receção no Centro Português Recreativo Lusitânia, em Otava, primeiro ponto da visita oficial de quatro dias de António Costa ao Canadá.

Na quarta-feira, o grupo parlamentar do PSD apresentou um requerimento no qual se exige ao Governo que resolva várias questões da comunidade portuguesa no Canadá, desde a existência de um elevado número de cidadãos indocumentados, até a questões de atrasos no relacionamento com os serviços de Segurança Social.

José Luís Carneiro defendeu que todas as questões levantadas pelos sociais-democratas “têm sido objeto de tratamento sistemático” por parte do atual Governo e salientou que esta visita ao Canadá do primeiro-ministro permitirá “dar um passo significativo ao nível da mobilidade de cidadãos”, sobretudo dos mais jovens.

“No que respeita à Segurança Social, a questão terá uma evolução com uma declaração comum dos governos de Portugal e do Canadá”, adiantou o secretário de Estado, que também referiu que este tipo de problemas de morosidade “já existia com o Executivo anterior”. “É um problema que os deputados do PSD conhecem há vários anos”, completou.

Quanto ao assunto relativo aos cidadãos indocumentados, José Luís Carneiro considerou “incompreensível que o PSD “levante este tema de grande sensibilidade”. “Temos mantido um diálogo permanente com o poder legislativo e com o ministro da emigração canadiano. É uma questão complexa – e o PSD sabe isso perfeitamente. Já há medidas de flexibilização para a sua regularização”, disse o membro do Governo.

O secretário de Estado das Comunidades também recusou a crítica do PSD sobre uma alegada degradação dos serviços consulares portugueses em Toronto, onde reside o maior número de portugueses (um total de 450 mil no Canadá).

“Os serviços consulares de Toronto têm sido reforçados. Não se pode falar em degradação”, contrapôs José Luís Carneiro, antes de acrescentar que, durante a visita do primeiro-ministro, serão também adotadas medidas para o reforço do ensino da língua portuguesa.

Visita oficial de quatro dias

Além de Otava, António Costa estará também em Toronto e Montreal, num programa em que será acompanhado em várias ocasiões pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, que se assume como adversário do protecionismo económico e defensor do multilateralismo político no sistema de relações internacionais.

Com o líder do Executivo português viajam também o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, os secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, bem como o presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Luís Castro Henriques.

Num país que é considerado a décima economia mundial e em que residem cerca de 450 mil portugueses e lusodescendentes, na sua maioria de origem açoriana, o primeiro-ministro também convidou o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, para integrar a sua comitiva oficial.

Também o antigo comissário europeu e ministro socialista António Vitorino, que é candidato ao cargo de diretor geral da Organização Internacional para as Migrações, acompanha António Costa nesta visita oficial.

Os encontros institucionais com o primeiro-ministro canadiano e com outras autoridades políticas deste país acontecerão esta quinta-feira, dia em que ao fim da tarde António Costa também visitará, em Kingston, a fábrica da empresa agroalimentar portuguesa Frulact, que abriu no ano passado e que produz iogurtes para o mercado canadiano.

Em Toronto, na sexta-feira, o primeiro-ministro terá sobretudo uma agenda económica, e em Montreal, no sábado, o dia vai ser dedicado à língua, ao ensino e à arquitetura portuguesa.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.