“Campo de refugiados para insetos”. Parque futurista pode ser visitado em realidade virtual

O arquiteto Vincent Callebaut criou um projeto concetual descrito como um “campo de refugiados para insetos” para aumentar a consciencialização sobre o número cada vez menor de insetos polinizadores no mundo.

As abelhas e outros insetos polinizadores estão a desaparecer a uma taxa alarmante. Para chamar a atenção para esta situação, foi criado o Pollinator Park em colaboração com a Comissão Europeia como parte da sua EU Pollinators Initiative, de acordo com o NewAtlas.

O local pode ser visitado através de um navegador web ou em realidade virtual, se o utilizador tiver um dispositivo adequado, como é o caso do Oculus Rift ou Oculus Quest.

A experiência é semelhante a outras visitas a museus virtuais e demora até 30 minutos.

A visita mostra uma história concebida pela autora norueguesa Maja Lunde que descreve o Pollinator Park como um refúgio seguro para polinizadores num futuro distópico onde a população de insetos foi dizimada, ao mesmo tempo que fornece informações sobre plantas, flores e insetos.

“Nós, claro, esperamos nunca ter de construir um campo de refugiados para insetos”, lê-se num comunicado. “Isso significaria que falhámos em proteger a natureza e os polinizadores. Na história, em 2050, o Pollinator Park é necessário para o cultivo de alimentos e a preservação dos últimos insetos polinizadores remanescentes durante o colapso do ecossistema. Esperamos que esse futuro nunca aconteça e o Pollinator Park pretende mobilizar ações agora para prevenir esse futuro”.

Arquitetonicamente, o desenvolvimento seria centrado em torno de uma grande torre inspirada em flores que inclui um elevador de vidro e uma escada dupla, com uma plataforma de observação no topo. A partir daqui, edifícios de vidro envidraçado em forma de colmeia hospedariam a agricultura. Noutro lugar, haveria alguns escritórios e áreas residenciais.

Sendo um projeto de Vincent Callebaut, o desenho sustentável também é muito extenso e incluiria CLT (madeira laminada cruzada) e materiais de construção reciclados ou recicláveis. A energia viria de matrizes fotovoltaicas e turbinas eólicas. Seria promovido o arrefecimento natural, enquanto os sistemas geotérmicos de aquecimento e arrefecimento ajudariam a manter uma temperatura confortável.

A Comissão Europeia, contudo, não tem planos para concretizar este projeto.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …