“Campo de refugiados para insetos”. Parque futurista pode ser visitado em realidade virtual

O arquiteto Vincent Callebaut criou um projeto concetual descrito como um “campo de refugiados para insetos” para aumentar a consciencialização sobre o número cada vez menor de insetos polinizadores no mundo.

As abelhas e outros insetos polinizadores estão a desaparecer a uma taxa alarmante. Para chamar a atenção para esta situação, foi criado o Pollinator Park em colaboração com a Comissão Europeia como parte da sua EU Pollinators Initiative, de acordo com o NewAtlas.

O local pode ser visitado através de um navegador web ou em realidade virtual, se o utilizador tiver um dispositivo adequado, como é o caso do Oculus Rift ou Oculus Quest.

A experiência é semelhante a outras visitas a museus virtuais e demora até 30 minutos.

A visita mostra uma história concebida pela autora norueguesa Maja Lunde que descreve o Pollinator Park como um refúgio seguro para polinizadores num futuro distópico onde a população de insetos foi dizimada, ao mesmo tempo que fornece informações sobre plantas, flores e insetos.

“Nós, claro, esperamos nunca ter de construir um campo de refugiados para insetos”, lê-se num comunicado. “Isso significaria que falhámos em proteger a natureza e os polinizadores. Na história, em 2050, o Pollinator Park é necessário para o cultivo de alimentos e a preservação dos últimos insetos polinizadores remanescentes durante o colapso do ecossistema. Esperamos que esse futuro nunca aconteça e o Pollinator Park pretende mobilizar ações agora para prevenir esse futuro”.

Arquitetonicamente, o desenvolvimento seria centrado em torno de uma grande torre inspirada em flores que inclui um elevador de vidro e uma escada dupla, com uma plataforma de observação no topo. A partir daqui, edifícios de vidro envidraçado em forma de colmeia hospedariam a agricultura. Noutro lugar, haveria alguns escritórios e áreas residenciais.

Sendo um projeto de Vincent Callebaut, o desenho sustentável também é muito extenso e incluiria CLT (madeira laminada cruzada) e materiais de construção reciclados ou recicláveis. A energia viria de matrizes fotovoltaicas e turbinas eólicas. Seria promovido o arrefecimento natural, enquanto os sistemas geotérmicos de aquecimento e arrefecimento ajudariam a manter uma temperatura confortável.

A Comissão Europeia, contudo, não tem planos para concretizar este projeto.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …