Campeonato pode ser decidido em play-off. UEFA toma hoje uma decisão

Hugo Delgado / Lusa

A UEFA reúne-se, esta terça-feira, com as suas 55 federações e também com representantes de clubes, ligas e jogadores para discutir as medidas a tomar devido ao surto da Covid-19, que parou o futebol na Europa.

Em Nyon, na Suíça, através de videoconferência, vai estar em cima da mesa o possível adiamento do Euro 2020, provavelmente para 2021, e soluções para os campeonatos e competições europeias, que abruptamente foram interrompidos durante o mês de março.

Na segunda-feira, a imprensa espanhola avançou que o organismo presidido pelo esloveno Aleksander Ceferin é a favor de que seja dada como terminada a temporada e que o título de campeão de cada liga seja atribuído à equipa que liderava a prova, na altura da suspensão. Isso significaria que, por exemplo em Portugal, o FC Porto seria o campeão da edição 2019/20 da I Liga.

Quanto à Liga dos Campeões e Liga Europa, as duas competições poderiam ser dadas como terminadas, sem qualquer vencedor.

No entanto, segundo o jornal desportivo A Bola, que cita a Sky Sports, está também em cima da mesa a possibilidade de se decidir os vencedores das competições europeias através de “mini-torneios”.

De acordo com o jornal, os quartos de final, as meias-finais e a final disputar-se-iam em duas cidades, no máximo, e num curto espaço de tempo.

Quanto aos campeonatos, e neste caso nas I e II Ligas portuguesas, avança o jornal Correio da Manhã que haverá a hipótese de um play-off entre os primeiros classificados, que decidisse o campeão e quem acederia à Europa, e outro play-off entre os últimos quatro classificados da I Liga e os quatro primeiros da II Liga, para determinar quem disputaria que prova em 2020/21.

A solução a adotar começa a ser discutida, esta quinta-feira, pela Comissão Permanente de Calendários da Liga de Clubes, quando já for conhecida a decisão da UEFA, adianta o mesmo jornal.

Segundo o CM, relativamente ao Europeu, há a possibilidade de que este seja adiado para dezembro deste ano, se a situação melhorar, uma vez que, em junho e julho do próximo ano, a FIFA pretende estrear uma versão do Mundial de Clubes com 24 equipas.

A reunião com representantes de clubes, ligas e jogadores está agendada para as 09h00, seguido do encontro às 12h00 com as 55 federações, incluindo a Federação Portuguesa de Futebol. Durante a tarde, às 13h00, o Comité Executivo da UEFA também se reúne.

Hoje, em declarações ao jornal O Jogo, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, reagiu às notícias de que o Benfica está a estudar os regulamentos e a defender que deve ser homologada a classificação da primeira volta.

Para agradar aos papagaios e cartilheiros de Lisboa o que proponho é que o campeão seja decidido através dos jogos entre o primeiro e segundo classificados, com a condição de o título ser atribuído à equipa que tenha perdido esses dois jogos”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …