Campeonato pode ser decidido em play-off. UEFA toma hoje uma decisão

Hugo Delgado / Lusa

A UEFA reúne-se, esta terça-feira, com as suas 55 federações e também com representantes de clubes, ligas e jogadores para discutir as medidas a tomar devido ao surto da Covid-19, que parou o futebol na Europa.

Em Nyon, na Suíça, através de videoconferência, vai estar em cima da mesa o possível adiamento do Euro 2020, provavelmente para 2021, e soluções para os campeonatos e competições europeias, que abruptamente foram interrompidos durante o mês de março.

Na segunda-feira, a imprensa espanhola avançou que o organismo presidido pelo esloveno Aleksander Ceferin é a favor de que seja dada como terminada a temporada e que o título de campeão de cada liga seja atribuído à equipa que liderava a prova, na altura da suspensão. Isso significaria que, por exemplo em Portugal, o FC Porto seria o campeão da edição 2019/20 da I Liga.

Quanto à Liga dos Campeões e Liga Europa, as duas competições poderiam ser dadas como terminadas, sem qualquer vencedor.

No entanto, segundo o jornal desportivo A Bola, que cita a Sky Sports, está também em cima da mesa a possibilidade de se decidir os vencedores das competições europeias através de “mini-torneios”.

De acordo com o jornal, os quartos de final, as meias-finais e a final disputar-se-iam em duas cidades, no máximo, e num curto espaço de tempo.

Quanto aos campeonatos, e neste caso nas I e II Ligas portuguesas, avança o jornal Correio da Manhã que haverá a hipótese de um play-off entre os primeiros classificados, que decidisse o campeão e quem acederia à Europa, e outro play-off entre os últimos quatro classificados da I Liga e os quatro primeiros da II Liga, para determinar quem disputaria que prova em 2020/21.

A solução a adotar começa a ser discutida, esta quinta-feira, pela Comissão Permanente de Calendários da Liga de Clubes, quando já for conhecida a decisão da UEFA, adianta o mesmo jornal.

Segundo o CM, relativamente ao Europeu, há a possibilidade de que este seja adiado para dezembro deste ano, se a situação melhorar, uma vez que, em junho e julho do próximo ano, a FIFA pretende estrear uma versão do Mundial de Clubes com 24 equipas.

A reunião com representantes de clubes, ligas e jogadores está agendada para as 09h00, seguido do encontro às 12h00 com as 55 federações, incluindo a Federação Portuguesa de Futebol. Durante a tarde, às 13h00, o Comité Executivo da UEFA também se reúne.

Hoje, em declarações ao jornal O Jogo, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, reagiu às notícias de que o Benfica está a estudar os regulamentos e a defender que deve ser homologada a classificação da primeira volta.

Para agradar aos papagaios e cartilheiros de Lisboa o que proponho é que o campeão seja decidido através dos jogos entre o primeiro e segundo classificados, com a condição de o título ser atribuído à equipa que tenha perdido esses dois jogos”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …