Liga cancelada e sem campeão é o cenário mais provável

O jornal Record escreve que o cenário mais provável de desfecho da Liga é o cancelamento da competição. Neste caso, não haveria campeão nacional nesta temporada.

A I e II ligas de futebol já foram suspensas em Portugal numa medida que “vigora por tempo indeterminado”. Com o agravamento da situação devido à pandemia mundial do Covid-19, a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga já assumem a pior das hipóteses: o cancelamento da competição desta temporada.

Numa altura em que faltam dez jornadas para terminar o campeonato e sem uma data precisa de normalização da situação, há um cenário desastroso que paira. A Primeira Liga portuguesa pode mesmo ser cancelada e este ano não haver campeão nacional. Este hipótese foi avançada este domingo na edição em papel do jornal Record.

O regulamento determina que para haver campeão nacional é necessário disputar duas voltas simétricas. Por outras palavras, todas as jornadas têm de ser concluídas para se determinar um vencedor.

A Comissão Permanente de Calendários da Liga reúne-se hoje, ainda que desta reunião não deva sair uma decisão definitiva, escreve a Tribuna Expresso.

No melhor dos casos, o campeonato deverá ser retomado dentre de dois meses. No entanto, médicos especializados dos clubes acreditam que a situação “só estará devidamente normalizada em setembro“.

Esta seria a primeira vez que não teríamos um campeão nacional desde a criação da Primeira Liga de futebol. Neste panorama, também não haveria descidas de divisão.

Segundo o jornal A BOLA, Portugal e todas as outras Ligas europeias aguardam pela decisão da UEFA, na terça-feira, quanto ao Europeu e quanto ao desfecho do campeonato.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não é tempo para clubismos nem para fanatismos…
    É tempo, sim, para cerrar fileiras e precaver o mais possível a saúde de todos e de cada um…
    O futebol (e todo o desporto), por muito importante que possa ser / parecer, terá mesmo de ficar para segundo (ou terceiro… ou quarto…) plano, num contexto como o que se vive…
    Qualquer que seja a solução / decisão sobre os campeonatos (de futebol e das outras modalidades), ela soará sempre a injusta; por isso, o mais acertado, penso eu, é optar pela solução menos injusta, isto é, pela anulação de todas as competições que não terminaram…
    É caso para dizer: “para o ano há mais”… com os mesmos… e já sem vírus, sem pandemia, sem quarentenas… e com a vida das pessoas a regressar à normalidade…

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …