/

Liga cancelada e sem campeão é o cenário mais provável

6

O jornal Record escreve que o cenário mais provável de desfecho da Liga é o cancelamento da competição. Neste caso, não haveria campeão nacional nesta temporada.

A I e II ligas de futebol já foram suspensas em Portugal numa medida que “vigora por tempo indeterminado”. Com o agravamento da situação devido à pandemia mundial do Covid-19, a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga já assumem a pior das hipóteses: o cancelamento da competição desta temporada.

Numa altura em que faltam dez jornadas para terminar o campeonato e sem uma data precisa de normalização da situação, há um cenário desastroso que paira. A Primeira Liga portuguesa pode mesmo ser cancelada e este ano não haver campeão nacional. Este hipótese foi avançada este domingo na edição em papel do jornal Record.

O regulamento determina que para haver campeão nacional é necessário disputar duas voltas simétricas. Por outras palavras, todas as jornadas têm de ser concluídas para se determinar um vencedor.

A Comissão Permanente de Calendários da Liga reúne-se hoje, ainda que desta reunião não deva sair uma decisão definitiva, escreve a Tribuna Expresso.

No melhor dos casos, o campeonato deverá ser retomado dentre de dois meses. No entanto, médicos especializados dos clubes acreditam que a situação “só estará devidamente normalizada em setembro“.

Esta seria a primeira vez que não teríamos um campeão nacional desde a criação da Primeira Liga de futebol. Neste panorama, também não haveria descidas de divisão.

Segundo o jornal A BOLA, Portugal e todas as outras Ligas europeias aguardam pela decisão da UEFA, na terça-feira, quanto ao Europeu e quanto ao desfecho do campeonato.

ZAP //

6 Comments

  1. Não é tempo para clubismos nem para fanatismos…
    É tempo, sim, para cerrar fileiras e precaver o mais possível a saúde de todos e de cada um…
    O futebol (e todo o desporto), por muito importante que possa ser / parecer, terá mesmo de ficar para segundo (ou terceiro… ou quarto…) plano, num contexto como o que se vive…
    Qualquer que seja a solução / decisão sobre os campeonatos (de futebol e das outras modalidades), ela soará sempre a injusta; por isso, o mais acertado, penso eu, é optar pela solução menos injusta, isto é, pela anulação de todas as competições que não terminaram…
    É caso para dizer: “para o ano há mais”… com os mesmos… e já sem vírus, sem pandemia, sem quarentenas… e com a vida das pessoas a regressar à normalidade…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.