Campanha lança balões com leds para convencer os jovens emigrantes a regressarem

Balões

Uma campanha que visa fazer regressar os jovens que deixaram Portugal, em busca de melhores condições profissionais no estrangeiro, arranca, nesta segunda-feira, no Porto, com o lançamento de centenas de balões com leds.

Uma “forma simbólica” de “levar uma mensagem a cada um dos jovens que está fora de Portugal”, conforme constata o presidente da Fundação AEP, Paulo Nunes de Almeida, em declarações à TSF.

A campanha “Empreender 2020 – Regresso de uma Geração Preparada”, lançada pela Fundação da Associação Empresarial de Portugal, visa “ajudar a criar condições para o regresso dos jovens que abandonaram o país à procura de emprego e promover o empreendedorismo”, destaca Paulo Nunes de Almeida.

Este elemento lembra na TSF que “mais de 43 mil jovens saem do país”, todos os anos, dos quais “26 mil são licenciados”. “Segundo dados da OCDE, cada jovem licenciado custa 100 mil euros ao país“, aponta ainda o presidente da Fundação AEP.

“Muitos destes jovens são altamente qualificados, criaram redes de conhecimentos e querendo regressar podem ser uma mais-valia para o país“, destaca, concluindo que é preciso “saber quem são, o que fazem” e depois, “desenvolver um modelo para os acolher e criar condições para que possam regressar”.

Mas, antes disso, a campanha arranca com o “lançamento de centenas de balões verdes e brancos, iluminados com leds“, atesta a TSF, num evento marcado para esta segunda-feira, às 18:30 horas, junto à Reitoria da Universidade do Porto.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esta iniciativa roça a ridículo.
    Então agora querem que estes jovens qualificados regressem ao país e venham alavancar a economia nacional, a troco de fabulosos ordenados de … 530 euros?
    Benza-os Deus com a graça deste bem-aventurada geringonça!

  2. Esta iniciativa roça o ridículo.
    Então agora querem que estes jovens qualificados regressem ao país e venham alavancar a economia nacional, a troco de fabulosos ordenados de … 530 euros?
    Benza-os Deus com a graça deste bem-aventurada geringonça!

  3. Ingenuidade e Ignorância.
    Ingenuidade porquanto a evolução das condições económicas internas reais não permitem valorizar os muitos que tiveram que ir para fora procurar um futuro que aqui não tinham.
    Ignorância com a parolice da medida folclórica programada. As largadas de balões, ademais incorporando “led’s” têm um impacto ambiental perverso. São materiais de longo, muito longo, prazo de degradação com um real impacto ambiental negativo, além do fabrico industrial do próprio gás para enchimento dos balões !
    Uma entidade com a responsabilidade social da AEP não deveria embarcar com uma acção deste tipo. Não seria tão chamativo, mas aplicar o dinheiro deitado fora com o lançamento de balões poluentes com uma acção de limpeza de resíduos seria duplamente mais eficaz.

    • E o pior nem são os LEDs, o pior são as pilhas porque em cada balão vai uma pilha tipo botão. Essa prática é crime ambiental. Se querem ver luzinhas no céu… olhem para as estrelas!!!!

  4. Rídiculo! Os jovens seguiram a sugestão/convite (porque no emigras?) dito por alguém ‘cá do burgo’… e agora voltam porquê e para quê?

  5. E vim para Alemanha para ter um trabalho melhor pago e para dar melhores condições à minha família (saúde, educação, segurança). Só volto para Portugal quando me reformar, e mesmo assim não sei. Por outro lado nem me considero 100% emigrante porque Portugal já não é um país, é apenas um estado membro dum novo país chamado CEE, e continuo a viver no meu país que é a CEE.

  6. Com tanto estrangeiro que entrou no ultimo ano,que o governo chama de turistas,(porque chegam do Brasil e de outros países com esse visto)não acredito que tenhamos espaço para os que saíram regressarem.Se o governo fosse gente séria por cada português que regresse a casa ,expulsava-se 2 ilegais.Onde já se viu os meus filhos saírem de casa e depois deixar entrar estranhos e ainda lhes dar comida ,subsidos,saúde,etc?!Só neste país governado por fantoches…!!!

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …