Utilizadores que já morreram fazem campanha por Putin nas redes sociais

Sergei Karpukhin / POOL / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

A 15 de dezembro, um dia após a conferência de imprensa na qual Putin anunciou que concorre à presidência em 2018, uma importante rede social russa, Vkontakte, foi bombardeada por mensagens a enaltecer o presidente.

Havia, no entanto, um problema com as mensagens em massa que foram partilhadas: muitos desses utilizadores estavam mortos há bastante tempo. Aqueles que conheciam os donos desses perfis quando ainda eram vivos ficaram chocados ao verem páginas de amigos e parentes em atividade após meses e, até mesmo, anos da sua morte.

Uma mulher, cujo perfil no Vkontakte trazia uma mensagem pró-Putin recente, não postava nada há anos. Há alguns dias, no entanto, o seu perfil foi reativado com uma publicação de uma citação de Putin com a hashtag #PutinÉFixe em várias páginas da comunidade.

Alguém terá entrado na sua conta e postou, mais tarde, uma mensagem a informer os seguidores de que a Lyudmila faleceu em 2013.

A maioria das contas do Vkontakte que pertenciam a utilizadores russos e postaram mensagens pró-Putin foram imediatamente suspensas. A gerência do Vkontakte disse aos jornais que as contas tinham sido hackeadas por um vírus desconhecido.

Como era de se esperar, muitos utilizadores russos não ficaram surpresos com essas questionáveis táticas de campanha.

Muitas das imagens postadas por perfis de utilizadores que já morreram tinham o logótipo da Molodaya Gvardiya (A Guarda Jovem da Rússia Unida), o grupo jovem do partido governante da Rússia.

Respondendo às perguntas dos repórteres sobre o incidente, a porta-voz da organização, Anna Rogacheva, negou qualquer envolvimento e disse que as mensagens “zombie” são obra de “hackers desconhecidos”.

A trajetória da Molodaya Gvardia como movimento jovem pró-Putin é marcada por controvérsias. Em 2010, dois ativistas – entre os quais um que mais tarde se tornaria membro do parlamento russo – foram expostos após colocarem fogo no mato e fingirem depois apagá-lo.

Um dos líderes do movimento, agora um importante operador político no partido governante, foi acusado de ter ordenado um ataque brutal contra um jornalista.

Dessa forma, tendo em conta a reputação negativa da Molodaya Gvardia, muitos não ficaram convencidos com o argumento da porta-voz da organização.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Putin, aqui está o maior fascista do século XXI, Rússia no seu melhor!
    O tipo já está a mexer os seus cordelinhos mágicos…

RESPONDER

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …