Utilizadores que já morreram fazem campanha por Putin nas redes sociais

Sergei Karpukhin / POOL / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

A 15 de dezembro, um dia após a conferência de imprensa na qual Putin anunciou que concorre à presidência em 2018, uma importante rede social russa, Vkontakte, foi bombardeada por mensagens a enaltecer o presidente.

Havia, no entanto, um problema com as mensagens em massa que foram partilhadas: muitos desses utilizadores estavam mortos há bastante tempo. Aqueles que conheciam os donos desses perfis quando ainda eram vivos ficaram chocados ao verem páginas de amigos e parentes em atividade após meses e, até mesmo, anos da sua morte.

Uma mulher, cujo perfil no Vkontakte trazia uma mensagem pró-Putin recente, não postava nada há anos. Há alguns dias, no entanto, o seu perfil foi reativado com uma publicação de uma citação de Putin com a hashtag #PutinÉFixe em várias páginas da comunidade.

Alguém terá entrado na sua conta e postou, mais tarde, uma mensagem a informer os seguidores de que a Lyudmila faleceu em 2013.

A maioria das contas do Vkontakte que pertenciam a utilizadores russos e postaram mensagens pró-Putin foram imediatamente suspensas. A gerência do Vkontakte disse aos jornais que as contas tinham sido hackeadas por um vírus desconhecido.

Como era de se esperar, muitos utilizadores russos não ficaram surpresos com essas questionáveis táticas de campanha.

Muitas das imagens postadas por perfis de utilizadores que já morreram tinham o logótipo da Molodaya Gvardiya (A Guarda Jovem da Rússia Unida), o grupo jovem do partido governante da Rússia.

Respondendo às perguntas dos repórteres sobre o incidente, a porta-voz da organização, Anna Rogacheva, negou qualquer envolvimento e disse que as mensagens “zombie” são obra de “hackers desconhecidos”.

A trajetória da Molodaya Gvardia como movimento jovem pró-Putin é marcada por controvérsias. Em 2010, dois ativistas – entre os quais um que mais tarde se tornaria membro do parlamento russo – foram expostos após colocarem fogo no mato e fingirem depois apagá-lo.

Um dos líderes do movimento, agora um importante operador político no partido governante, foi acusado de ter ordenado um ataque brutal contra um jornalista.

Dessa forma, tendo em conta a reputação negativa da Molodaya Gvardia, muitos não ficaram convencidos com o argumento da porta-voz da organização.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Putin, aqui está o maior fascista do século XXI, Rússia no seu melhor!
    O tipo já está a mexer os seus cordelinhos mágicos…

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …