Utilizadores que já morreram fazem campanha por Putin nas redes sociais

Sergei Karpukhin / POOL / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

A 15 de dezembro, um dia após a conferência de imprensa na qual Putin anunciou que concorre à presidência em 2018, uma importante rede social russa, Vkontakte, foi bombardeada por mensagens a enaltecer o presidente.

Havia, no entanto, um problema com as mensagens em massa que foram partilhadas: muitos desses utilizadores estavam mortos há bastante tempo. Aqueles que conheciam os donos desses perfis quando ainda eram vivos ficaram chocados ao verem páginas de amigos e parentes em atividade após meses e, até mesmo, anos da sua morte.

Uma mulher, cujo perfil no Vkontakte trazia uma mensagem pró-Putin recente, não postava nada há anos. Há alguns dias, no entanto, o seu perfil foi reativado com uma publicação de uma citação de Putin com a hashtag #PutinÉFixe em várias páginas da comunidade.

Alguém terá entrado na sua conta e postou, mais tarde, uma mensagem a informer os seguidores de que a Lyudmila faleceu em 2013.

A maioria das contas do Vkontakte que pertenciam a utilizadores russos e postaram mensagens pró-Putin foram imediatamente suspensas. A gerência do Vkontakte disse aos jornais que as contas tinham sido hackeadas por um vírus desconhecido.

Como era de se esperar, muitos utilizadores russos não ficaram surpresos com essas questionáveis táticas de campanha.

Muitas das imagens postadas por perfis de utilizadores que já morreram tinham o logótipo da Molodaya Gvardiya (A Guarda Jovem da Rússia Unida), o grupo jovem do partido governante da Rússia.

Respondendo às perguntas dos repórteres sobre o incidente, a porta-voz da organização, Anna Rogacheva, negou qualquer envolvimento e disse que as mensagens “zombie” são obra de “hackers desconhecidos”.

A trajetória da Molodaya Gvardia como movimento jovem pró-Putin é marcada por controvérsias. Em 2010, dois ativistas – entre os quais um que mais tarde se tornaria membro do parlamento russo – foram expostos após colocarem fogo no mato e fingirem depois apagá-lo.

Um dos líderes do movimento, agora um importante operador político no partido governante, foi acusado de ter ordenado um ataque brutal contra um jornalista.

Dessa forma, tendo em conta a reputação negativa da Molodaya Gvardia, muitos não ficaram convencidos com o argumento da porta-voz da organização.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Putin, aqui está o maior fascista do século XXI, Rússia no seu melhor!
    O tipo já está a mexer os seus cordelinhos mágicos…

RESPONDER

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é a arma fatal do seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2.000 norte-americanos, em …

Marisa Matias critica Centeno por “encabeçar ameaças” a Itália

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, disse a Mário Centeno, num debate no Parlamento Europeu, que é “desconcertante” vê-lo, enquanto presidente do Eurogrupo, a “encabeçar as ameaças” a Itália, questionando-o se não "há …

Moscovici quer voltar a "tweeetar" com Costa (mas deixa avisos)

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, diz que ficará "encantado" se o primeiro-ministro e seu "bom amigo" António Costa tiver o prazer de voltar a "tweetar". Isto para sublinhar que espera que Portugal …

Não há acordo. Greve dos enfermeiros começa quinta-feira e só acaba no fim do ano

Os enfermeiros mantêm a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais, por falta de acordo com o Governo sobre a estrutura da carreira. A informação foi prestada à Lusa pelos presidentes da …

Próximas eleições portuguesas podem ser marcadas por fake news

A difusão de notícias falsas durante as eleições brasileiras atingiu níveis sem precedentes e o fenómeno chegou também a Portugal, onde se pode estar a preparar uma ação semelhante para as próximas eleições nacionais, alertou …

Proposta de Orçamento mostra um "profundo desconhecimento" do país

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta terça-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) mostra um "profundo desconhecimento" e está de "costas voltadas" para o país. "É um Orçamento que mostra …

Caso Khashoggi: Trump mantém-se ao lado da Arábia Saudita

Donald Trump emitiu um comunicado em que se pronunciou sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, revelando que embora condene veemente o crime, a relação dos Estados Unidos é com Reino da Arábia Saudita, "parceiros …

Visita de João Lourenço pode deixar “irritante” entre Portugal e Angola para trás

A primeira viagem de Estado de João Lourenço a Portugal é uma demonstração de que Portugal e Angola "pretendem enterrar o irritante e avançar com os temas da cooperação direta", avança Jornal de Angola. No editorial …

Documento de 2014 previu colapso e aconselhava encerramento da estrada de Borba

Há novos dados que apontam que a tragédia da estrada de Borba, que desmoronou, provocando a morte de 2 pessoas e mais 3 desaparecidas, poderia ter sido evitada. Um memorando de 2014 já previa a …

Noiva adolescente leiloada no Facebook. Rede social só reparou depois do casamento

Uma jovem de 16 anos do Sudão do Sul foi leiloada para casamento no Facebook. Quando a rede social reparou, a jovem já tinha sido comprada e estava casada. De acordo com a organização pelos Direitos …