Utilizadores que já morreram fazem campanha por Putin nas redes sociais

Sergei Karpukhin / POOL / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

A 15 de dezembro, um dia após a conferência de imprensa na qual Putin anunciou que concorre à presidência em 2018, uma importante rede social russa, Vkontakte, foi bombardeada por mensagens a enaltecer o presidente.

Havia, no entanto, um problema com as mensagens em massa que foram partilhadas: muitos desses utilizadores estavam mortos há bastante tempo. Aqueles que conheciam os donos desses perfis quando ainda eram vivos ficaram chocados ao verem páginas de amigos e parentes em atividade após meses e, até mesmo, anos da sua morte.

Uma mulher, cujo perfil no Vkontakte trazia uma mensagem pró-Putin recente, não postava nada há anos. Há alguns dias, no entanto, o seu perfil foi reativado com uma publicação de uma citação de Putin com a hashtag #PutinÉFixe em várias páginas da comunidade.

Alguém terá entrado na sua conta e postou, mais tarde, uma mensagem a informer os seguidores de que a Lyudmila faleceu em 2013.

A maioria das contas do Vkontakte que pertenciam a utilizadores russos e postaram mensagens pró-Putin foram imediatamente suspensas. A gerência do Vkontakte disse aos jornais que as contas tinham sido hackeadas por um vírus desconhecido.

Como era de se esperar, muitos utilizadores russos não ficaram surpresos com essas questionáveis táticas de campanha.

Muitas das imagens postadas por perfis de utilizadores que já morreram tinham o logótipo da Molodaya Gvardiya (A Guarda Jovem da Rússia Unida), o grupo jovem do partido governante da Rússia.

Respondendo às perguntas dos repórteres sobre o incidente, a porta-voz da organização, Anna Rogacheva, negou qualquer envolvimento e disse que as mensagens “zombie” são obra de “hackers desconhecidos”.

A trajetória da Molodaya Gvardia como movimento jovem pró-Putin é marcada por controvérsias. Em 2010, dois ativistas – entre os quais um que mais tarde se tornaria membro do parlamento russo – foram expostos após colocarem fogo no mato e fingirem depois apagá-lo.

Um dos líderes do movimento, agora um importante operador político no partido governante, foi acusado de ter ordenado um ataque brutal contra um jornalista.

Dessa forma, tendo em conta a reputação negativa da Molodaya Gvardia, muitos não ficaram convencidos com o argumento da porta-voz da organização.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Putin, aqui está o maior fascista do século XXI, Rússia no seu melhor!
    O tipo já está a mexer os seus cordelinhos mágicos…

RESPONDER

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …

Irmãos portugueses que combatiam pelo Daesh dados como mortos na Síria

Os irmãos Celso e Edgar foram dados como mortos na Síria, revela o jornal Expresso neste sábado. Os dois portugueses eram jiadistas que combatiam pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Em Raqqa eram conhecidos pelo seu nome …