/

A “cambalhota” do PSD e a “porta do cavalo” do Governo PS. Troca de acusações na Madeira

Os ânimos aqueceram na Assembleia Legislativa da Madeira quando o PS criticou o PSD por ter votado contra o Orçamento de Estado para 2020 (OE2020), acusando os deputados sociais-democratas madeirenses de terem votado “contra o interesse regional”. Já o PSD critica o Governo por dar “mais dinheiro” aos Açores pela “porta do cavalo”.

Os deputados do PSD Madeira eleitos à Assembleia da República vão apresentar um protesto ao Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, criticando o que dizem ser uma “inadmissível e inqualificável diferença de tratamento, por parte do Governo da República, relativamente às Universidades da Madeira e dos Açores”, conforme declarações da deputada Sara Madruga da Costa.

Em causa está uma notícia avançada pelo Jornal da Madeira que avançou que o Governo vai disponibilizar mais 4,8 milhões de euros à Universidade dos Açores do que à da Madeira, nos próximos quatro anos.

Sara Madruga da Costa refere que esta alegada diferença de tratamento ocorre na mesma altura em que o PS, nomeadamente os deputados socialistas eleitos pela Madeira, chumbaram uma proposta do PSD Madeira de alteração ao OE2020 no sentido de atribuir uma majoração do financiamento às duas Universidades.

“Enquanto o PS e os deputados socialistas madeirenses chumbavam, no Parlamento, a proposta de alteração ao OE 2020 que ia ao encontro das legítimas pretensões da Universidade da Madeira, nos bastidores o Governo de António Costa atribuía mais dinheiro e um financiamento à Universidade dos Açores, prejudicando, mais uma vez, a Madeira”, acusa a deputada.

“Esta postura e esta atitude discriminatória por parte do Governo de António Costa são inaceitáveis”, diz ainda Sara Madruga da Costa, notando que “é inaceitável a cumplicidade e o voto contra a Madeira do PS e dos deputados socialistas madeirenses em relação a uma instituição fundamental para a Madeira”.

O PS Madeira não se ficou e acusou, por seu lado, o PSD Madeira pelo chumbo ao OE2020, depois de se ter especulado que os deputados madeirenses iam votar a favor ou abster-se em troca de contrapartidas para a região.

Abstiveram-se quando não tinham nada. Quando tinham tudo votaram contra o interesse regional”, atira o deputado socialista Victor Freitas.

Sobre a polémica em torno das Universidades dos Açores e da Madeira, também o CDS-PP se pronunciou, com o deputado Lopes da Fonseca a acusar o Governo do PS de estar a fazer um “profundo ataque ao sector universitário regional”, com o “apoio de Bloco de Esquerda e PAN”.

Na resposta, Victor Freitas acusou o Governo PSD-CDS de ter impedido as Universidades da Madeira e dos Açores de “irem buscar fundos europeus para as suas actividades”. “Lamento que o PSD e o CDS-PP nunca tenham vindo à Assembleia Regional mostrar a sua indignação sobre isto”, realçou, apontando que “o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas negociou fundos europeus e excluiu as Universidades da Madeira e dos Açores de acesso a esses fundos”.

O PSD Madeira insiste que o “Governo de António Costa e os deputados socialistas na Assembleia da República penalizaram duas vezes a Universidade da Madeira“, argumentando que reprovaram “a proposta que resolvia o problema do financiamento” na votação do OE2020 e que ainda atribuíram pela “calada e pela porta do cavalo um financiamento à Universidade dos Açores, ignorando” a Universidade da Madeira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.