Câmara do Porto desmente prejuízos nos voos da TAP

A Câmara do Porto voltou esta segunda-feira a lançar duras críticas à TAP, expondo as contas até então desconhecidas da Portugália.

No texto publicado esta segunda-feira na página da autarquia, a Câmara do Porto conclui que a companhia não só é “lucrativa” como “a sua operação e procura são sustentáveis”.

São estas as conclusões da autarquia depois de analisar as contas da Portugália e que contrariam a ideia de que os voos descontinuados no Porto são deficitários.

“Ao contrário da operação da TAP, centrada no ‘hub’ em Lisboa, que em 2016 deu 46 milhões de euros de prejuízo. Muito graves são os resultados das empresas brasileiras do Grupo, criadas pelo ainda presidente da comissão executiva da empresa. Só a TAP – Manutenção e Engenharia do Brasil perdeu mais de 22 milhões de euros em 2014, que elevaram os prejuízos do grupo para 85 milhões de euros nesse ano”, acusa.

“Apesar dos enormes prejuízos no Brasil, que contribuíram para um endividamento público superior a mil milhões de euros, a TAP nunca abandonou o negócio naquele país”, sublinha o texto do portal.

Segundo os relatórios dos últimos oito anos, a autarquia afirma que “a PGA dá normalmente lucro, que em 2013 foi superior a cinco milhões de euros e em 2012 tinha sido de mais de 10 milhões”.

Em 2014, a PGA apresentou “um prejuízo marginal, inferior a um milhão de euros” mas, segundo a Câmara do Porto, “o relatório e contas não atribui as culpas à rentabilidade dos voos, bem pelo contrário”.

De acordo com o relatório da Portugália citado pela autarquia, “verificou-se uma ligeira redução na operação de 0,1% face ao homólogo” que se atribui “às greves verificadas e ao impacto dos cancelamentos por motivos técnicos”.

Esta publicação surge como resposta aos dados avançados pela companhia aérea em que garantia que as rotas suspensas a partir do Porto representavam um prejuízo de oito milhões de euros.

“Recorde-se que a TAP alegou prejuízos de oito milhões de euros nos quatro voos operados pela Portugália para justificar o seu cancelamento, mas aumentou a operação em Lisboa, onde os prejuízos sobem, tal como no Brasil”.

“Em nenhum momento, o extenso relatório refere prejuízos ou perdas em voos no Porto ou sequer na operação que, não fossem as greves ou os problemas oriundos da TAP, teria apresentado em 2014 lucros superiores aos de 2013, continuando a senda dos bons resultados que foi apresentando”, pode ler-se.

A Câmara liderada por Rui Moreira acusa a transportadora aérea de ter um “política de desvalorização do Porto” e que “é muito mais significativa do que possa parecer nos singelos anúncios da companhia”.

“De uma quota de mercado de 40% em 2009, passou para menos de 20% em 2015, o que, face aos mais de oito milhões de passageiros processados no Porto, representa cerca de 1,5 milhões de passageiros TAP”.

Apesar desta situação, a autarquia acredita que o aeroporto Francisco Sá Carneiro “tem condições em 2016 para ultrapassar os nove milhões de passageiros”, muito graças à entrada de companhias aéreas concorrentes.

Este novo texto precede a reunião, agendada para a próxima quarta-feira, entre o autarca Rui Moreira e o primeiro-ministro António Costa para discutir a situação da TAP.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só posso afirmar uma coisa… a Portugalia fazia voos de Milão para o Porto e os aviões íam sempre cheios de emigrantes que vivem em Ticino que são cerca de 5.000, mas não só, também italianos que querem visitar o Porto, agora só a Rynair faz voos para o Porto a preços acessíveis, na TAP custam 5x mais !!!

RESPONDER

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …