Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

Miguel A. Lopes / Lusa

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa.

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 milhões de euros.

Estes dados são divulgados numa investigação da jornalista Ana Leal que foi divulgada no “Jornal das 8” de terça-feira, na TVI.

De acordo com os dados apurados, a Câmara de Lisboa entregou à empresa Tanagra contratos públicos de mais de 12 milhões de euros, apesar de esta estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por, alegadamente, ter um falso engenheiro.

Mais de 40 contratos foram feitos por ajuste directo, envolvendo verbas superiores a um milhão de euros, durante a liderança de Fernando Medina que já foi confrontado com a situação em vários reuniões da Assembleia Municipal.

Fernando Medina sabe de tudo, não pode negá-lo, já foi confrontado em várias sessões da Assembleia Municipal, e insiste em manter contratos com esta empresa”, salienta Ana Leal.

O alegado falso engenheiro esteve envolvido, nomeadamente, numa obra numa piscina na Penha de França que foi paga numa parceria entre a autarquia e o clube Estrelas São João de Brito. A obra nunca foi terminada, tendo sido detectadas várias irregularidades, nomeadamente buracos e infiltrações.

Veio-se a verificar que o engenheiro que assinou a obra “nem sequer tem uma licenciatura”, como frisa o presidente do Estrelas São João de Brito, Nuno Lopes, realçando na TVI que “utilizava o número da Ordem de outro engenheiro e já tinha outros processos na Ordem”. Os dados são confirmados pela própria Ordem dos Engenheiros que fala de uma “falsificação grosseira”.

Emocionado, Nuno Lopes refere como teve que “despedir as pessoas” e “extinguir um projecto” que nunca se concretizou, prejudicando, inclusive, uma atleta olímpica.

Pelo meio, o presidente do Estrelas São João de Brito acusa Fernando Medina. “Ele acha-se dono de Lisboa, é o quero, posso e mando“, queixa-se.

Da parte da autarquia, Medina acusa o clube pelo facto de as obras não terem avançado. “Foi um erro o que a Câmara fez de ter confiado a execução desta obra ao clube”, referiu o autarca numa sessão da Assembleia Municipal.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …