Câmara da NASA derrete a fotografar lançamento de foguetão

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu.

A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 quando derreteu. A Canon DSLR estava a cerca de 400 metros do lançamento, num complexo da Força Aérea da Califórnia, onde estavam mais cinco câmaras remotas.

No entanto, por incrível que pareças, todas as fotografias foram salvas. Segundo explicou o fotógrafo no Facebook, as fotografias ficaram todas guardadas e foram tiradas até ao momento em que a máquina derreteu.

Segundo o Jornal de Notícias, o fotógrafo regista lançamentos de foguetões desde 1989. Contudo, Bill Ingalls referiu que esta terá sido a primeira vez que uma das suas câmaras derreteu, sendo que outras que estavam mais perto do local não sofreram qualquer dano.

Quando a câmara deixou de ser um aparelho tecnológico e se transformou em labaredas, foram os bombeiros que a encontraram. “Pelo menos, ainda tirou uma foto (do lançamento do foguetão) antes de se desfazer”, disse o fotógrafo da NASA.

Para Bill Ingalls o problema sãos os resíduos que são projetados, como rochas que podem danificar ou, como neste caso, destruir o equipamento.

As câmaras que se encontram mais perto do lançamento de foguetões têm, geralmente, invólucros que as protegem. Por sua vez, as que estão mais longe têm filtros que protegem as suas lentes.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Como assim, “A NASA quer conquistar o Espaço”? Mas tu lês o que escreves?
      A NASA levou 12 homens à Lua. Haja ou não dúvida se as filmagens do primeiro foram ou não, estiveram 12! homens na Lua. Todos da NASA.
      Da Voyager à Rosetta, passando pelo Hubble, a NASA lançou dúzias de sondas e telescópios espaciais que andam a viajar pelo Universo a recolher e enviar-nos dados e fotos.
      A NASA mantém em órbita, com a ESA, JAXX e Roscosmos, uma estação espacial onde vivem há décadas, ininterruptamente, astronautas e cientistas.
      A NASA lançou naves que chegaram a Marte e lá deixaram sondas e rovers que nos enviam fotos e dados. E quando o Homem chegar a Marte, levará um badge da NASA no fato de astronauta.
      A NASA não quer conquistar o espaço – está a fazê-lo.
      E tu, és competente em alguma coisa? E estás a fazer alguma coisa de útil, ou apenas a trolar a internet com bojardas sonantes?

      • Uau, quanta sabedoria….. Ainda há quem leve a sério e se insurja contra os comentários que aqui se publicam! Oh Jesus, é no Sporting, é aqui, que vida cinzenta, não? Arranja uma vida, e pára de perder tempo a pesquisar no Wikipedia informações óbvias para poder dar respostas pomposas a fingir que és erudito, conhecedor e bem informado.

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …