/

Câmara da NASA derrete a fotografar lançamento de foguetão

5

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu.

A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 quando derreteu. A Canon DSLR estava a cerca de 400 metros do lançamento, num complexo da Força Aérea da Califórnia, onde estavam mais cinco câmaras remotas.

No entanto, por incrível que pareças, todas as fotografias foram salvas. Segundo explicou o fotógrafo no Facebook, as fotografias ficaram todas guardadas e foram tiradas até ao momento em que a máquina derreteu.

Segundo o Jornal de Notícias, o fotógrafo regista lançamentos de foguetões desde 1989. Contudo, Bill Ingalls referiu que esta terá sido a primeira vez que uma das suas câmaras derreteu, sendo que outras que estavam mais perto do local não sofreram qualquer dano.

Quando a câmara deixou de ser um aparelho tecnológico e se transformou em labaredas, foram os bombeiros que a encontraram. “Pelo menos, ainda tirou uma foto (do lançamento do foguetão) antes de se desfazer”, disse o fotógrafo da NASA.

Para Bill Ingalls o problema sãos os resíduos que são projetados, como rochas que podem danificar ou, como neste caso, destruir o equipamento.

As câmaras que se encontram mais perto do lançamento de foguetões têm, geralmente, invólucros que as protegem. Por sua vez, as que estão mais longe têm filtros que protegem as suas lentes.

  ZAP //

5 Comments

    • Como assim, “A NASA quer conquistar o Espaço”? Mas tu lês o que escreves?
      A NASA levou 12 homens à Lua. Haja ou não dúvida se as filmagens do primeiro foram ou não, estiveram 12! homens na Lua. Todos da NASA.
      Da Voyager à Rosetta, passando pelo Hubble, a NASA lançou dúzias de sondas e telescópios espaciais que andam a viajar pelo Universo a recolher e enviar-nos dados e fotos.
      A NASA mantém em órbita, com a ESA, JAXX e Roscosmos, uma estação espacial onde vivem há décadas, ininterruptamente, astronautas e cientistas.
      A NASA lançou naves que chegaram a Marte e lá deixaram sondas e rovers que nos enviam fotos e dados. E quando o Homem chegar a Marte, levará um badge da NASA no fato de astronauta.
      A NASA não quer conquistar o espaço – está a fazê-lo.
      E tu, és competente em alguma coisa? E estás a fazer alguma coisa de útil, ou apenas a trolar a internet com bojardas sonantes?

      • Uau, quanta sabedoria….. Ainda há quem leve a sério e se insurja contra os comentários que aqui se publicam! Oh Jesus, é no Sporting, é aqui, que vida cinzenta, não? Arranja uma vida, e pára de perder tempo a pesquisar no Wikipedia informações óbvias para poder dar respostas pomposas a fingir que és erudito, conhecedor e bem informado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE