Câmara de Viana vai tansformar praça de touros em pavilhão desportivo

José Natal

-

A antiga praça de touros de Viana do Castelo vai ser transformada em pavilhão desportivo, seis anos depois de ter sido desactivada quando a cidade se declarou anti-touradas.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o socialista José Maria Costa, o objectivo da autarquia passa por transformar a antiga arena num espaço polivalente para a prática de várias modalidades, em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol.

A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espectáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d’Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008.

A praça está encerrada desde 2009, ano em que Viana se declarou cidade anti-touradas.

Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para o imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar – entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes – e um espaço de restauração e actividades náuticas. Até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento.

Agora, a “vontade clara” da autarquia de dar resposta à “falta de condições físicas com que se debate a Escola Desportiva de Viana” está na origem da transformar o espaço num pavilhão desportivo.

“Conversámos com os dirigentes da EDV e estudámos várias alternativas. Pareceu-nos que a antiga praça de touros é um espaço interessante para estas funções”, sustentou.

Questionado pela Lusa, o autarca afirmou ser prematuro falar do montante do investimento, adiantando apenas que será um projecto a candidatar ao novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

Contactado pela agência Lusa, o presidente da EDV, Rui Jorge Silva, manifestou “satisfação”, sublinhando que, “pela primeira vez em 39 anos de existência, o clube começa a ver alguma luz ao fundo do túnel”, no que diz respeito a instalações próprias.

Actualmente, acrescentou Rui Jorge Silva, o clube, com 1.300 atletas, “cresceu até ao limite”, pelo que defendeu a necessidade do espaço da antiga arena da praça de touros, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, “ser rentabilizada, permitindo a prática de várias modalidades em simultâneo”.

Para o exterior do edifício, situado no parque da cidade, é proposta a criação de estruturas que permitam a prática desportiva ao ar livre.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vigarisse do pseudo representante do povo de Viana, porque razão não realiza um referendo perguntando á população de Viana o que pretende para aquele local incluindo continuar como praça de touros?

  2. Referendo? Essa teve muita piada! Quando tivemos o referendo sobre o aborto, 60% dos Vianenses não quiseram saber vão mesmo sair de casa para votar sobre o destino da Praça de Touros!
    Finalmente vão dar uso a um espaço que neste momento não serve para rigorosamente nada. Estava na altura de aproveitarem aquelas instalações para algo que efectivamente útil para a sociedade Vianense.

  3. Eu adoro ler estes comentários que não são nada tendenciosos; transpiram democracia e respeito pela opinião alheia……Assim não admira termos os governantes que temos;….Afinal eles emergem do povo e são feitos da mesma massa do povo que somos.
    Sugestão: – Porquê não convidarmos uns Marcianitos ou outros de outro planeta para nos governar. É que se não for assim gastamos uma pipa de massa em eleições para nada, pois estamos condenados a continuarmos sempre na mesma.

  4. Os meus mais sinceros parabéns, à cidade e ao movimento.
    Não é que seja propriamente anti-touradas, mas sou contra os maus tratos dos touros. Se fossem só “trabalhados”, sem agressões físicas, somente pela arte da dupla, cavaleiro/cavalo, do toureiro apeado, não só pela arte pela arte como também pela valentia, bem como pelos “forcados” com a sua valentia. Assim eu seria a favor da touradas, agora tal como se pratica, NÃO.
    A crueldade é muita e apesar de se invocar a tradição, não é razão para que se não entenda que já não estamos na pré-história..
    Parabéns Viana do Castelo
    .

  5. Os animais necessitam de ser protegidos, visto existirem alguns facínoras que pensando serem racionais, são piores que “alguns” bichos. Quanto ás touradas, acho que já existe uma perseguição e não uma contestação. Mas na minha mais sincera opinião, enquanto houverem seres humanos a serem pior tratados que animais, temos antes de tudo e mais nada, protege-los. Depois disso, então iremos aos animais. Conheço algumas pessoas que se dizem “protetoras” de animais, e são intragáveis, quer pessoalmente quer para com os outros, ou sejam, fingidas.

RESPONDER

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …