Câmara de Viana vai tansformar praça de touros em pavilhão desportivo

José Natal

-

A antiga praça de touros de Viana do Castelo vai ser transformada em pavilhão desportivo, seis anos depois de ter sido desactivada quando a cidade se declarou anti-touradas.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o socialista José Maria Costa, o objectivo da autarquia passa por transformar a antiga arena num espaço polivalente para a prática de várias modalidades, em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol.

A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espectáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d’Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008.

A praça está encerrada desde 2009, ano em que Viana se declarou cidade anti-touradas.

Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para o imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar – entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes – e um espaço de restauração e actividades náuticas. Até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento.

Agora, a “vontade clara” da autarquia de dar resposta à “falta de condições físicas com que se debate a Escola Desportiva de Viana” está na origem da transformar o espaço num pavilhão desportivo.

“Conversámos com os dirigentes da EDV e estudámos várias alternativas. Pareceu-nos que a antiga praça de touros é um espaço interessante para estas funções”, sustentou.

Questionado pela Lusa, o autarca afirmou ser prematuro falar do montante do investimento, adiantando apenas que será um projecto a candidatar ao novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

Contactado pela agência Lusa, o presidente da EDV, Rui Jorge Silva, manifestou “satisfação”, sublinhando que, “pela primeira vez em 39 anos de existência, o clube começa a ver alguma luz ao fundo do túnel”, no que diz respeito a instalações próprias.

Actualmente, acrescentou Rui Jorge Silva, o clube, com 1.300 atletas, “cresceu até ao limite”, pelo que defendeu a necessidade do espaço da antiga arena da praça de touros, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, “ser rentabilizada, permitindo a prática de várias modalidades em simultâneo”.

Para o exterior do edifício, situado no parque da cidade, é proposta a criação de estruturas que permitam a prática desportiva ao ar livre.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vigarisse do pseudo representante do povo de Viana, porque razão não realiza um referendo perguntando á população de Viana o que pretende para aquele local incluindo continuar como praça de touros?

  2. Referendo? Essa teve muita piada! Quando tivemos o referendo sobre o aborto, 60% dos Vianenses não quiseram saber vão mesmo sair de casa para votar sobre o destino da Praça de Touros!
    Finalmente vão dar uso a um espaço que neste momento não serve para rigorosamente nada. Estava na altura de aproveitarem aquelas instalações para algo que efectivamente útil para a sociedade Vianense.

  3. Eu adoro ler estes comentários que não são nada tendenciosos; transpiram democracia e respeito pela opinião alheia……Assim não admira termos os governantes que temos;….Afinal eles emergem do povo e são feitos da mesma massa do povo que somos.
    Sugestão: – Porquê não convidarmos uns Marcianitos ou outros de outro planeta para nos governar. É que se não for assim gastamos uma pipa de massa em eleições para nada, pois estamos condenados a continuarmos sempre na mesma.

  4. Os meus mais sinceros parabéns, à cidade e ao movimento.
    Não é que seja propriamente anti-touradas, mas sou contra os maus tratos dos touros. Se fossem só “trabalhados”, sem agressões físicas, somente pela arte da dupla, cavaleiro/cavalo, do toureiro apeado, não só pela arte pela arte como também pela valentia, bem como pelos “forcados” com a sua valentia. Assim eu seria a favor da touradas, agora tal como se pratica, NÃO.
    A crueldade é muita e apesar de se invocar a tradição, não é razão para que se não entenda que já não estamos na pré-história..
    Parabéns Viana do Castelo
    .

  5. Os animais necessitam de ser protegidos, visto existirem alguns facínoras que pensando serem racionais, são piores que “alguns” bichos. Quanto ás touradas, acho que já existe uma perseguição e não uma contestação. Mas na minha mais sincera opinião, enquanto houverem seres humanos a serem pior tratados que animais, temos antes de tudo e mais nada, protege-los. Depois disso, então iremos aos animais. Conheço algumas pessoas que se dizem “protetoras” de animais, e são intragáveis, quer pessoalmente quer para com os outros, ou sejam, fingidas.

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …