Câmara de Lisboa arrecada nove milhões de euros com reabilitação urbana

TD luismiguelmartins / Flickr

António Costa, presidente da Câmara Municipal de LIsboa

O programa “Reabilita primeiro e paga depois” da Câmara de Lisboa permitiu arrecadar nove milhões de euros desde 2013 com a venda de 49 prédios devolutos, informou a autarquia.

Os números foram lançados esta quarta-feira no evento de apresentação do primeiro edifício reabilitado, nos números 49 a 55 da Rua São Pedro Mártir, na Mouraria, composto por quatro T2 e um T1.

A iniciativa “Reabilita primeiro e paga depois” foi criada pela Câmara de Lisboa em 2013, e consiste na venda de edifícios municipais devolutos com a obrigação de o adquirente realizar obras de reabilitação.

O pagamento do prédio ao município pode ser efetuado até à conclusão de operação de reabilitação, que varia entre 21 e 28 meses, tendo em conta o licenciamento, a execução das obras e a colocação do imóvel no mercado. Os investidores que optarem pelo pronto pagamento têm um desconto de 10% sobre o valor da compra.

Das quatro hastas públicas já realizadas, três no ano passado e uma este ano, resultaram 49 prédios vendidos.

Um dos edifícios inaugurado na Mouraria foi comprado por Luís Santos, que faz da reabilitação na cidade de Lisboa o seu negócio.

“É mais fácil a parte camarária dos projetos, [visto que] demorou cerca de seis meses o licenciamento, o qual demoraria dois anos de outra maneira”, esclareceu Luís Santos, dizendo-se “satisfeito” com o resultado final.

Depois de um investimento de 183 mil euros na compra dos edifícios (que já incluem o desconto de 10%), o investidor espera conseguir vender os apartamentos entre os 100 e 140 mil euros, perfazendo um lucro de 30% sem juros.

“Se não conseguir fazê-lo no espaço de seis meses, ponho a possibilidade de arrendar”, adiantou.

No encontro desta quarta-feira, para além do empresário, estiveram presentes o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o vereador da autarquia com o pelouro do Urbanismo, Manuel Salgado e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho.

António Costa salientou que a reabilitação urbana “é muito importante” porque “recupera imóveis que estão degradados, o que facilitará a existência de novos espaços habitacionais na cidade”, e porque envolve uma “fileira da construção”, que permite “dinamizar a atividade económica”.

Referindo que o programa tem tido “muita procura”, o autarca assinalou que o objetivo é promover “um novo paradigma de acesso à habitação [em Lisboa], com mais reabilitação e menos construção nova, com mais arrendamento e menos compra de casa própria”.

A câmara pretende aprovar, na próxima reunião, o lançamento de uma nova hasta pública de 24 prédios urbanos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …