Acha que está calor? Os termómetros de Ab Gonji marcaram 52

Juan Carlos Cardenas/EPA

Portugal continental regista temperaturas muito elevadas nesta terça-feira. Mas noutros países os números são ainda mais altos.

É claramente um dos assuntos do dia, ou mesmo o assunto do dia em Portugal continental, nesta terça-feira (e não só no elevador): as temperaturas elevadas.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para 43 graus em Coimbra, Leiria e Santarém, por exemplo. Isto só falando em capitais de distrito.

Uma diferença óbvia em relação ao dia anterior, com cidades a registarem subidas de 14 ou 16 graus num espaço de apenas 24 horas.

Ao longo desta tarde haverá muita gente incomodada com estas temperaturas – mas olhando para o que está a acontecer noutros países… Há casos piores. Bem piores.

À hora da elaboração deste artigo, perto das 15 horas, o portal AccuWeather mostrava que havia zonas do interior de Portugal com 42 ou 43 graus.

À mesma hora, aqui ao lado em Espanha, multiplicavam-se os locais com temperatura igual.

Deslocando uns milhares de quilómetros para leste, depois de passar por temperaturas mais amenas em Itália ou Grécia, encontramos 47 graus na região nordeste da Síria.

Prolongando a viagem virtual, Cham Shalan (Irão) estava com 49 graus e Ab Gonji, também no Irão, apresentava a modesta temperatura de…52 graus.

Num panorama geral, verifica-se que a zona mais quente do planeta, nesta terça-feira situava-se entre Iraque, Irão e Afeganistão (sem surpresas).

Outra região muito quente é a do noroeste de África, entre Mauritânia e Saara Ocidental, com termómetros a apresentarem 47 graus.

Entretanto, no sul da Argentina e do Chile, estavam sete graus abaixo de zero.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.