Hoje 26, amanhã 42 graus: os números raros da temperatura em Portugal

6

José Coelho / LUSA

Diferenças grandes de temperatura, de um dia para o outro, registam-se em oito capitais de distrito. Coruche pode chegar aos 48 graus.

Portugal continental atravessa uma semana muito delicada, no que diz respeito a temperaturas e a incêndios.

Os fogos já se acumularam nos últimos dias e, neste domingo, 35 incêndios estavam a ser combatidos por mais de 1.500 operacionais.

Já nesta segunda-feira, o primeiro-ministro António Costa reforçou a ideia de que os incêndios só surgem quando há “a mãozinha humana” pelo meio.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já avisou que, a partir desta terça-feira, as condições meteorológicas vão agravar-se.

Olhando para as previsões do IPMA, verificamos que as temperaturas vão subir de forma pouco habitual, de segunda para terça-feira, em diversos locais.

Entre as 18 capitais de distrito, Leiria é a que se destaca: 26 graus hoje (segunda-feira) e 42 graus amanhã, terça. Uma subida de 16 graus de um dia para o outro. Na quarta-feira a temperatura máxima desce seis graus, para 36.º C.

Viana do Castelo vai subir de 24 para 38 graus, enquanto a temperatura máxima do Porto subirá de 22 para 36 graus. Um aumento de 14 graus, em ambos os casos.

Em Aveiro, passa-se de 23 para 36 graus (com 37 na quarta-feira), enquanto em Coimbra os números registarão 31 graus hoje e 41 graus amanhã.

Outras três subidas significativas da temperatura máxima devem verificar-se em Braga (de 34 para 43), Lisboa (33 e 40) e Santarém (de 36 para 43 graus).

É precisamente no distrito de Santarém que pode surgir a temperatura mais alta do país – e talvez da Europa: Coruche pode atingir 48 graus na quinta-feira.

Setúbal, Vila Real, Viseu, Guarda, Bragança, Castelo Branco, Portalegre e Évora vão registar subidas ligeiras (entre um e três graus), mas quase todas as cidades vão chegar ou ultrapassar os 40 graus na terça-feira; e Évora pode atingir 46 graus na quinta-feira. Só Guarda fica-se pelos 35 graus.

A temperatura máxima em Beja deve descer de segunda para terça-feira; mas desce de 41 para 40 graus.

A excepção no panorama de Portugal continental é Faro: 35 graus na segunda-feira, 32 graus na terça.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

6 Comments

  1. Mentirosos!
    No Verão e em especial durante o mês de Julho, na zona Centro e Sul de Portugal é normal a temperatura estar acima dos 40.ºC, chegando aos 46-48.ºC, em especial na zona de Barrancos! Recordo-me bem de nos anos 50-60 da minha juventiude, ppanhar Verões muito quentes.
    Estão exagerando, criando medo nas pessoas de forma fanática e baseados na ignorância. Deixem-se de dizer disparates!

    • Olá, Amora de Bruegas.
      Como está escrito logo no início do artigo: “Diferenças grandes de temperatura, de um dia para o outro”.
      O fenómeno invulgar é a subida das temperaturas em apenas 24 horas; não são as temperaturas.
      Obrigado.

  2. Face ao que vem sendo o panorama dos últimos anos podemos concluir que os fogos em Portugal estão mesmo institucionalizados como uma prática empresarial com a cumplicidade do governo e da justiça. Eu presumo mesmo que os manuais dos cursos de gestão já incluirão também uma disciplina chamada “Fogo” com teoria e prática e estágio incluído
    O negócio da madeira vai de vento em popa proporcional ao negócio imobiliário onde disponibilizar madeira a bom preço é fundamental desde os finais de 2010 data esta em que Portugal passou a estar nos roteiros internacionais da especulação imobiliária.
    No final de contas quem paga as favas é o maluquinho lá da terra a quem os empresários da madeira pagam umas notas para ser feito o serviço.

  3. Não sei se é o Local Certo.
    – Incêndios uma Tragédia Humana , Nacional e Internacional . É o Clima que o Diz?
    – Ganhei (Ser Mais Humano ) Alguns Dias e Noites em Torno do Flagelo .
    – Diz- se muita asneira ou puro desconhecimento ?
    – Como se pode Proteger uma Zona perigoso numa Aldeia Serrana ; Quando está tudo Combinado para Abrir Camino De Proteção e Sobre a Hora o Shr. de 4 Patas , não permite abrir o Caminho , que iria trazer segurança para o Futuro daquela Zona Urbana e Aldeia Serrana !!!!!
    – Outro Privado, este com Cultura , que abordado para se Abrir outro Caminho para proteger outra zona de Floresta e responde com a mesma sabedoria : ( nesta mancha de Castanheiros bravos ninguém Mexe ). È para Rir !!!!
    – Parte Responsabilidade Publica : como é possível manter-se Anos a fio sem Qualquer limpeza ; caminhos Publicas na Orla Florestal ou Propriedades Agrícolas ou Florestais !!!!
    – Como se pode perder uma Equipa de Sapadores de uma Aldeia de Montanha , depois de mais de Dez Anos de Funcionamento ; Só por Incompetência , Desleixo e Abandono .E o Dever de Autarcas de Freguesia e Servir o Bem de Todos .
    – E Nós ,onde está a Nossa Responsabilidade de Cidadãos Cumpridores dos Nossas Obrigações .( Quantas vezes colaborou com os Bombeiros no Combate a um Incêndio ? Ex. acompanhar, indicar os caminhos para chegar a certos PONTOS CHAVE .
    Um Amante da Serra da Gardunha em Particular e do Meio Ambiente em Geral .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.