Fenómeno raro. Em apenas cinco minutos, a temperatura em Beja subiu mais de 10ºC

1

Beja viveu um fenómeno meteorológico raro na madrugada  do dia 21 de maio: em apenas cinco minutos, a temperatura do ar subiu mais de dez graus, de 22,9°C para 33,4°C, e a humidade relativa desceu de 49% para 13%.

A madrugada do dia 21 de maio de 2022 ficou marcada como a mais quente desde que há registos. Em Beja, aconteceu um “fenómeno raro”: a temperatura subiu de 22,9°C para 33,4°C em cinco minutos.

Já a “humidade relativa desceu de 49% para 13%”, “possivelmente” entre as 04h40 e 04h45.

“Esta significativa e rápida subida de temperatura (+10,5°C) e descida de humidade relativa (-35%) num período de poucos minutos constitui um fenómeno raro”, conhecido por heatburst, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o Público, o fenómeno pode ser explicado pela presença de uma “massa de ar quente e seco proveniente do norte de África e com poeiras em suspensão”, condicionada “pela presença de um núcleo depressionário à superfície com expressão em altitude”, centrado a oeste do território nacional.

Em Beja, além do calor, entre as 5h30 e as 6h, o vento forte causou a queda de cerca de uma dezena de árvores de grande porte.

O IPMA conclui que os dados indicam que com as condições registadas seria “muito pouco provável a formação de um fenómeno do tipo tornado”. As rajadas registadas foram produzidas por um fenómeno chamado heatburst, uma corrente descendente de ar que atingiu o solo durante a madrugada, neste caso de ar muito seco e quente.

A análise dos dados “sugere que uma corrente descendente se manteve pelo menos por um período de 20 minutos” e que foi aquecendo e perdendo humidade “no seu trajeto descendente até chegar à superfície”.

ZAP //

1 Comment

  1. Raro? Nada tem de raro… quase não tem árvores e as temperaturas sobem bem rápido com exposição solar sem nuvens.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.