Aluga-se: call center para crimes diversos

Precisa de fazer um telefonema para aprovar um pagamento ou pedir a recuperação de password de uma conta de que quer apropriar-se? Há serviços que se encarregam de fazer o telefonema por si – na língua que desejar.

São cada vez mais os casos que nos demonstram que a falha dos sistemas está na componente humana, e o mais assustador é verificar que há toda uma rede de serviços que facilitam a realização de tais actividades fraudulentas mediante a sub-contratação de serviços.

Hoje em dia é relativamente fácil descobrir uma quantidade incrível de dados sobre qualquer pessoa, e com esses dados torna-se possível ganhar acesso a inúmeros serviços sensíveis ou mesmo críticos – por exemplo, aceder à conta PayPal de outra pessoa – ultrapassando a protecção dada pelas passwords.

O problema é que se estiver a tentar apoderar-se da conta de alguém do sexo oposto, ou de um país cuja língua não fale, torna-se complicado telefonar para o serviço fazendo-se passar pelo utilizador legítimo.

E é aí que entram estes call centers fraudulentos.

Estes serviços permitem seleccionar qual a língua a falar e o sexo da pessoa, e basta disponibilizar todos os dados necessários e o pedido a fazer, que eles encarregam-se do resto.

As chamadas podem ser algo tão simples como a aprovação do pagamento para uma compra online, ou as referidas chamadas para recuperação de uma password, disponibilizando os dados que forem necessários para comprovar a sua suposta “identidade”.

Há ainda no submundo da internet “serviços complementares”, que numa questão de minutos disponibilizam certos tipos de “documentos”, como comprovativos de morada, documentos de identificação pessoal, etc, com os dados que qualquer atacante queira inventar.

Está mais do que demonstrado que a questão da segurança digital não é algo que se resuma apenas a ter uma password segura nem a utilização de um sistema de autenticação 2-factor, por exemplo com password+SMS.

Há muito a fazer pela segurança, e o primeiro passo passa pela educação dos utilizadores e principalmente de todos aqueles que estão no atendimento e serviço de apoio ao cliente e que se tornam na primeira linha de defesa… que pode sucumbir a este tipo de ataques.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque será que em todo o mundo, só em Portugal é que vejo os jornalistas constantemente a amedrontarem as pessoas sobre o uso da internet. Não admira que quando alguém me vê com um portátil olhe para mim como se eu estivesse a tentar entrar-lhe na conta bancária. Sinceramente… será que não há nada de mais importante para se falar no mundo? Os criminosos usam call centers, e quem é que usa os jornalistas? Associações de caridade?

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …