Califórnia foi “sacudida” por um enxame de mais de 240 terramotos. E avizinham-se mais

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sua sigla em inglês) identificou um exame de mais de 240 terramotos que “sacudiram” o estado da Califórnia entre a falha de San Andreas e a falha Imperial.

Os terramotos começaram a assolar a Califórnia no passado dia 30 de setembro e prologaram-se até ao dia 1 de outubro com magnitude mais baixas, precisa a USG num comunicado de imprensa, no qual prevê ainda um aumento significativo da atividade sísmica na região nas próximas semanas.

A USG detalha que o terramoto mais forte foi de magnitude de 4,9 na escala de Richter e ocorreu a 30 de setembro junto da cidade norte-americana de Westmorland às 5:31 horas locais, a uma profundidade de 11,5 quilómetros.

Os especialistas explicam que, numa semana normal, há aproximadamente 3 em 10.000 de probabilidade de um terramoto de magnitude superior a 7 ocorrer nesta região, mas frisam que durante este enxame “a probabilidade de terramotos de maior magnitude ocorrerem na zona é maior do que o habitual”.

Na mesma nota, o organismo traça três cenários sobre o enxame e afirma que um destes ocorrerá nas próximas semanas. O mais provável (90%) é que a atividade do enxame diminua nos próximos sete dias. Ainda assim, e em qualquer um dos cenários, haverá terramotos de até 5,4 de magnitude que podem causar danos ligeiros em estruturas.

O cenário menos provável (10%) é que ocorram terramotos de magnitude de até 6,9 que seria seguidos nos dias seguintes por vários sismos secundários – fenómeno semelhante ocorreu já na região em meados de 1981.

O terceiro e último cenário, cuja probabilidade de ocorrer é 1 em 300, prevê um terramoto de magnitude superior a 7 que, a acontecer, causaria sérios danos às populações vizinhas e seria seguido por vários tremores secundários fortes.

Embora não seja possível prever quando e onde é que estes fenómenos acontecem, as análises estatísticas de eventos anteriores mostram que a probabilidade de grandes terramotos ocorrerem durante exames é alta e, por isso, os especialistas instam a população que vive em zonas vulneráveis a tomar precauções e manter-se informados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …